Projeto Virando o Jogo anima o Largo Coração de Jesus

Pessoas de todas as idades puderam aproveitar o dia com as atividades oferecidas

Hoje pela manhã, às 8h, a região da Nova Luz recebeu o projeto Virando o Jogo. O Secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião, o Vice Prefeito, Bruno Covas e outras autoridades compareceram ao evento. O intuito da iniciativa é “garantir o acesso ao esporte e lazer como um poderoso instrumento de inclusão e transformação social, buscando o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação educacional”.

Nesta edição, a população pode desfrutar de uma extensa programação esportiva e de lazer com direito a: futsal, futebol de rua, basquete, capoeira, tênis de mesa, muai thai, badminton e skate, além de cair na dança com o Hip-hop, a zumba e o afromix. As crianças aproveitaram o dia com dominó gigante, a oficina de pintura, a oficina de desenho, pula-pula e se deliciaram com o algodão doce. A escola de Samba Camisa Verde também levou entretenimento a todos que passavam pelo entorno.




Antônio de Oliveira, de 71 anos, trabalha atualmente como taxista e viu no Virando o Jogo a oportunidade de voltar às raízes. “Na década de oitenta eu comecei a praticar a capoeira, quebrei duas costelas e tive que deixar de lado porque não podia mais ficar afastado. Hoje pude retornar; gostei muito dessa atividade, isso tem que continuar”, diz.

Um exemplo de impacto da ação no local é o carioca Wallace, de 25 anos, que mora na região há nove meses e é dependente químico. Emocionado, ele conta que estava indo comprar drogas quando avistou as atividades que não tinha acesso há muito tempo, então resolveu mudar o rumo daquele momento para aventurar-se no basquete.

Já a artesã Maria Valdenha, de 45 anos, está há 18 anos em São Paulo. Natural de Fortaleza, ela tem uma extensa caminhada esportiva. A artista comenta que disputou campeonatos de surf e chegou a faixa laranja na capoeira. “Atividades como essas faz bem, são importantes para sairmos dos problemas do entorno. Isso pode mudar a vida das pessoas”, cita.


Katy Cristina Villela, de 41 anos, espalha poesia pela região da Nova Luz. Seu sonho é ter uma profissão e hoje busca ajudar as pessoas que utilizam drogas, assim como ela fazia em outros tempos. A moradora compartilha que foi uma das primeiras pessoas que tiveram a oportunidade de participar do Projeto Redenção e, por isso atualmente ela tem novos objetivos para a vida.

Segundo o Secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião, “O Virando o Jogo é uma forma de transformação de vidas; de um recomeço”.

Para ter acesso a mais fotografias do evento, clique aqui.


Texto e foto:
Daniel Alves - dalves@prefeitura.sp.gov.br