COTP recebeu neste sábado torneios de Luta Olímpica e Natação

Centenas de atletas mostraram suas habilidades no Centro Olímpico

Faltando 76 dias para o início das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, realizou neste sábado (21), o 1º Torneio Centro Olímpico Alejo Morales estilo Greco Romano e o Torneio Regional de Natação Juvenil Sênior.

 

A competição de natação é organizada pela Federação Aquática Paulista em parceria com o COTP e o de luta olímpica contou com a organização do departamento de Luta Olímpica do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Oitenta nadadores (masculino e feminino) das equipes Andradina Tênis Clube, Associação Suzanense Esportes Aquáticos, Associação Esportiva Indaiatubana, Clube Atlético Sorocabana, Clube de Campo Bragança Paulista, COTP/Novos Cielos, Clube Espéria, Colégio Eduardo Gomes, Associação Aquática Jacairense, Natação Americana e Grêmio União Roquense participaram do Torneio Regional de Natação Juvenil Sênior.

 


Luiz Fernandes do Amaral Barbosa, supervisor de natação do COTP, disse que atualmente 147 nadadores treinam no Centro Olímpico. “Com a proximidade dos Jogos Olímpicos em agosto, os atletas brasileiros treinam para conseguir o índice olímpico e os atletas estrangeiros, especificamente os americanos e australianos que fazem parte da principal força da modalidade, treinam para serem os campeões. Mas acredito que temos boas chances com João Gomes Júnior, nos 100 metros peito e Bruno Fratus, nos 50 metros livre”, finalizou o treinador.


As agremiações participantes da Luta Olímpica foram: Mongaguá, CT Pirituba, Escola Caixa, Liga do Rio de Janeiro, Votorantin, Guarulhos, Academia Digable e Santo André, somente para o sexo masculino, a partir dos sete anos até a categoria adulta.


 

O Torneio é uma homenagem ao treinador cubano de luta olímpica, Alejo Morales, de 62 anos e que está no Brasil desde 1997. Alejo destacou que se sente honrado e muito feliz de estar no Centro Olímpico. "Tenho um carinho muito grande pelos brasileiros", contou. Em sua opinião o Brasil tem chances de medalha com as lutadoras Aline Silva (75 kg), Lais Nunes Oliveira (63 kg) e Gilda Maria Oliveira (69 kg)”.

 

Lucimar Gonçalves, supervisora de luta olímpica do COTP, acredita que durante os Jogos Olímpicos duas atletas brasileiras podem conquistar medalha. “Aline Silva que já treinou conosco aqui no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e a Joice Silva (58 kg) que hoje treina no Rio de Janeiro”, afirmou Lucimar. Atualmente a modalidade de luta olímpica conta com a participação de 60 atletas em treinamento.

 
 


Confira mais fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/secretariadeesportes


Texto: Carlinhos Araujo - acaraujo@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Mariane Barbosa - marianeoliveira@prefeitura.sp.gov.br