Baile da Melhor Idade agitou a Zona Leste nesta terça-feira

O Projeto “Vem Dançar” abriu as comemorações do mês de dezembro e deixou o Clube Atlético Juventus pequeno para tanta animação

 

     Na comédia de ficção científica “Cocoon”, filme americano de 1988, três senhores usam uma piscina “energizada” com casulos que extraterrestres haviam esquecido na terra. Sem saber de onde vinha esta energia, se sentem mais jovens e com grande disposição. O filme fez muito sucesso nos anos 1990, ganhando até mesmo Oscar de melhor ator coadjuvante e efeitos especiais.
     Já em terras tupiniquins, é possível desconfiar que estes “casulos” realmente existam e estejam escondidos na capital Paulistana, mais precisamente nos Bailes do projeto “Vem Dançar”. Mesmo debilitada, a jovem senhora Rosenice Mendes, moradora do bairro da Penha, foi ao Clube Juventus: “É maravilhoso, venho em todos. Dessa vez, estou com o pé quebrado, mas vou dançar!”, afirmou, com uma empolgação sem igual.
     Mergulhados em um outro universo, os idosos se esquecem do dia a dia monótono, das dores ou problemas e se divertem nesta grade celebração. Com o tema natalino, vermelho e branco imperavam no salão. Conceição Souza, de 65 anos e Mariana Gomes de 59 anos, ambas do bairro de Leão XIII, Zona Norte da capital, se destacavam entre os presentes, fantasiadas de Mamãe Noel. Conceição diz: “Sempre viemos à caráter, conforme o tema do baile.” Mariana completa: “A gente veste a camisa mesmo!”. Na sequência, elas foram premiadas, por terem as melhores fantasias do dia, literalmente, as “Rainhas do Baile”.

     Ao som do tango “Soñar y nada más”, de Francisco Canaro, Zelia Santos de 57 anos e Eduardo Chili, de 50, ambos do Tucuruvi, iniciaram as apresentações. Ela, que é professora de dança, afirma: “O Baile é uma excelente opção de entretenimento, pra tirar as pessoas da rotina, do sofá.” Sobre dançar para mais de 1.500 pessoas, ela revela: “Me sinto livre, leve e solta! Bate um nervoso, mas se não bater, não tem graça.”
     Para Dinéia Cardoso, supervisora do núcleo de lazer da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer da SEME, este projeto representa muito mais que um simples baile de idosos, agrega valores : “É um dia diferenciado. Eles se arrumam, elas se maquiam, são as cinderelas da terceira idade.” Dinéia destaca ainda a importância social e vital do evento: “Com o envelhecimento da cidade, é preciso dar aos mais velhos a chance de melhorar o convívio social, ter uma alimentação adequada e associar a isso tudo, a prática esportiva.”
     Esta importância também é apontada pela professora Fernanda Rodrigues, de 29 anos, moradora do Butantã: “Sou professora há três anos, dou aula de ginástica, vôlei e alongamento para 90 alunos no total. Acho esse evento muito bacana, uma forma do idoso se divertir, sair da rotina.” E ainda revela: “Os ônibus vêm cheios, eles adoram.”
     Nesta edição, todos os professores e coordenadores foram premiados com um troféu, aos aplausos da plateia. Dinéia Cardoso nos fala: “Ninguém faz nada sozinho, é preciso premiar quem merece.”O público ainda participou do sorteio de kits com camiseta, toalha de rosto e boné, além do grande prêmio: uma bicicleta.
     O dia 02 de dezembro também é marcado pelo Dia Nacional do Samba. Para comemorar em grande estilo, a organização do baile convidou a escola tricampeã do carnaval paulistano, Mocidade Alegre, para animar a festa. Mestre Sombra e a bateria nota dez levaram os presentes ao delírio, com um ritmo contagiante, que não deixou ninguém ficar parado.
     Ainda com a mesma empolgação, uma banda assumiu o palco tocando os grandes sucessos do forró e sertanejo. Em coro, todos cantavam extasiados, uma música que talvez defina a alma do evento: “Eu quero viver mais uns 100 anos (..)” . Ali, não existia fila preferencial, dores ou reclamações, todos estavam comprometidos com a festa. José Kenitiro, de 68 anos, que veio do bairro da Casa Verde, exprime perfeitamente este sentimento: “O baile está ótimo, participo há quatro anos. É uma excelente opção de lazer, me divirto muito aqui , o importante é curtir.”

SAIBA MAIS

     O Programa Vem Dançar consiste em bailes temáticos, realizados nos salões sociais dos Clubes do Município de São Paulo, uma vez ao mês. Durante os encontros são distribuídos preservativos com informações sobre a importância de proteção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) DSTs e principalmente, contra a AIDS. Os espaços do Sport Clube Corinthians Paulista e Clube Espéria são alguns exemplos de locais que receberam a iniciativa.
     Para facilitar o acesso dos interessados em ir ao baile, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação oferece ônibus gratuitos que saem dos Centros Esportivos em todas as regiões da cidade.
     Segundo os organizadores, este foi o último baile do ano, com 70 grupos presentes, a estimativa é de que mais de 1.500 pessoas tenham passado pela 77ª edição do evento. Provavelmente, as atividades voltam ao calendário em fevereiro, com o tradicional baile de Carnaval. Outras informações serão divulgadas em breve.

Texto: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br
Colaboração:Tatiane Fornari Nelli – tfnelli@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Victor Sampaio – vscalmeida@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!