ABERTURA DO CENTRO ESPORTIVO TIETÊ É DESTAQUE DA VIRADA ESPORTIVA 2014

Inaugurações e lançamentos marcam o maior evento esportivo do País

As 34 horas da Virada Esportiva 2014 contaram com mais de 140 modalidades intercaladas com uma das principais características de São Paulo: a garoa. Entre eventos e locais tradicionais, como a Corrida 24 Horas e as atividades da Arena Anhangabaú, e novas atrações, como a aventura no Extremo Sul e o Simulador de Queda Livre, na Zona Norte, foram mais de 2 mil atividades. Mesmo com o tempo chuvoso, nenhuma das atrações foi cancelada.

 

Bungee jump, tirolesa, slack line, brinquedos infláveis, tênis e Baile da Virada, basquete 3x3 e queda livre marcaram a estreia do antigo Clube de Regatas Tietê como espaço público voltado ao esporte, lazer e recreação. Caravanas de bairros como Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade, e do Jardim Ângela, na zona sul, prestigiaram o primeiro dia de funcionamento do centro esportivo.

 

“A cidade de São Paulo sempre sonhou em ocupar os espaços públicos que pertencem ao município. O Centro Esportivo e de Lazer Tietê é o maior exemplo disso”, afirmou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação Celso Jatene durante a abertura da Virada. Com 50 mil metros quadrados, o novo Tietê tem quatro ginásios, sala de ginástica e dança, quatro quadras de tênis, quadras poliesportivas, quadras de basquete 3x3, memorial e quase 20 mil metros quadrados de área livre para eventos e pista de caminhada. O clube fica a dois quilômetros do centro e permanecerá aberto para a população.

 

O retorno do Centro Esportivo Tietê não foi a única novidade da Virada. No sábado (20), o programa “Golfe para a Vida” foi lançado oficialmente na capital. Por meio da iniciativa, mais de 20 mil crianças terão contato com o esporte. As aulas serão em 20 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e 20 centros esportivos. O programa é fruto do termo de cooperação assinado entre a Secretaria de Esportes e a Confederação Brasileira de Golfe.

 

Trilhas, circuitos de bicicleta, canoagem e outras aventuras. Pela primeira vez, o Extremo Sul teve atividades da Virada Esportiva. A programação ocorreu no Parque Natural Municipal Varginha, que ainda não foi entregue à população. Na zona oeste, Snowboard, Experience Race e Tênis aconteceram no Parque Cândido Portinari, inaugurado em dezembro e vizinho do Parque Villa Lobos.

 

Do outro lado da cidade, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) sediou o Festival de Ginástica Artística e a Corrida 24 Horas, que teve quebra de recorde em 4 das 5 categorias disputadas, com destaque para a equipe da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo que completou a prova com 394.8 km percorridos. O recorde anterior era de 348.4 km. Na mesma região, os Cetros Esportivos Tatuapé e Mooca contaram com atividades da Virada Paraesportiva. Já no Parque do Carmo, completando 38 anos durante a Virada, os frequentadores voaram de balão de ar quente, asa de delta (preza por guindaste) e bungee jump.

 

Assim como nas edições anteriores, participação e descentralização caracterizaram a oitava edição do evento. Os 48 centros esportivos municipais ofereceram programações especiais. Clubes da Comunidade (CDCs), Centros Educacionais Unificados (CEUs), parques, clubes sociais e unidades do SESC também participaram da Virada. O investimento total para a realização do evento foi de R$ 5,5 milhões. O tempo chuvoso, segundo cálculos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação fez com que houvesse uma queda de 20% no público esperado para a edição 2014 da Virada Esportiva.

 

Texto - Assessoria de comunicação