Conheça as principais realizações do "Igualdade Racial no Esporte" deste ano

Programa faz parte das metas da cidade de São Paulo para os próximos três anos; Virada Esportiva na aldeia e o baile Vem Dançar no Anhangabaú que reuniu duas mil pessoas foram algumas das ações do programa

Integrar indígenas e negros na intenção de promover uma cultura de cidadania, tolerância e igualdade racial entre todas as etnias e também diminuir as manifestações de discriminação de todas as naturezas foram os valores que conduziram as atividades ocorridas no “Igualdade Racial no Esporte” nos últimos meses. O programa atende as metas 49 e 50 do Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2013 e já mobilizou 2730 pessoas em sete meses.

Uma das primeiras iniciativas do “Igualdade Racial no Esporte” foi a “Virada na Aldeia”, ocorrida em 21 e 22 de setembro . Durante a Virada Esportiva, indígenas da aldeia Tenondé-Porã, na região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, participaram de atividades como futebol, pula corda e brincadeiras lúdicas. Mais de 200 pessoas participaram do evento.

No dia 20 de novembro deste ano, em comemoração ao dia da Consciência Negra, o baile Vem Dançar aconteceu no Vale do Anhangabaú. Além do baile, que teve o tema “Nostalgia Black”, teatro, artesanato e danças típicas animaram o dia. Pessoas de várias idades participaram do evento.

Com o apoio do “Igualdade Racial no Esporte”, a Sabadania aconteceu no dia 30 de novembro, no bairro do Jaraguá. Na ocasião, índios puderem fazer a emissão de documentos, tiveram orientação jurídica, profissional e social, além de participarem dos espaços de saúde, beleza, cultura e lazer. Já os “curumins” brincavam na biblioteca do Centro de Integração da Cidadania (CIC).

O programa procura fazer uma releitura histórica da formação do povo brasileiro, buscar o rompimento de paradigmas que estão presentes na sociedade, reconstruir valores perdidos pela ignorância, preconceito e racismo e promover a integração étnico-racial com o negro e o indígena.

Próximos passos

Será criado um memorial na SEME para preservação da história de atletas com forte relação com as ideias do programa e suas principais contribuições no esporte. "No portal da SEME serão disponibilizados conteúdos sobre a igualdade racial no esporte, como o Estatuto de Igualdade Racial com o olhar do esporte, por exemplo", explica Simair Arruda, uma das organizadoras do programa.

Para o próximo ano serão incentivados nos Clubes Esportivos Municipais a prática de capoeira, além de atividades para homenagear e refletir o Dia da Consciência Negra no mês de novembro, realizar comemorações para o Dia do imigrante, além de incentivar a participação dos indígenas na Virada Esportiva nas aldeias e das tribos aldeadas a competir na Taça São Paulo de Futebol e nos centros esportivos.

Texto:

Ana Paula Silva - anaraimundo@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!