Brasil estreia com vitória no Torneio Internacional Cidade São Paulo 2012

Meninas do futebol feminino goleiam Portugal

Neste domingo, aconteceu no Estádio do Pacaembu a abertura do Torneio Internacional Cidade São Paulo 2012, promovido pela Sport Promotion em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo. O Brasil, que em seu primeiro jogo enfrentou com Portugal, estreou com vitória por 4 a 0.

A vitória foi uma grande alívio. Na Coletiva de Imprensa que aconteceu nesta sexta-feira (07) no Auditório do Museu do Futebol no Pacaembu, Marta, a estrela da seleção feminina, contou em entrevista para a Secretaria de Esportes que se sentia apreensiva em relação a Portugal. “Todas as seleções são um grande desafio. A Dinamarca é uma equipe bem forte, com estilo de jogo europeu... e o México está crescendo muito, mas acho que, como não conhecemos a seleção de Portugal, é o time que mais estamos apreensivas, já que o Futebol Europeu está cada vez mais forte. Temos que tomar cuidado para não sermos surpreendidas.”. Mas a surpresa? Ficou para a seleção de Portugal, que perdeu por quatro gols – que foram feitos por Cristiane, Fabiana Baiana, Marta e Giovânia.

O jogo também foi o primeiro do técnico Márcio de Oliveira no comando da equipe e, para ressaltar, Marta este ano concorre pela 9ª vez o prêmio de melhor jogadora do mundo. Agora... se você espera que a atleta esteja acostumada com tanto “brilho”, você está enganado. “Fui pega de surpresa. Porque em ano de Olimpíadas, conta muito o desempenho da seleção... e o Brasil não foi tão bem. Eu estou tranqüila, porque não depende mais da Marta. A Marta fez o que podia fazer durante o ano inteiro... então o resultado final não está mais em minhas mãos. Mas independente de quem ganhar, eu tenho certeza de que a pessoa estará representando muito bem o futebol feminino... e o futebol americano está bem na frente, já que eles foram Campeã das Olimpíadas... elas tiveram um ano brilhante.”

Érika, que também esteve presente na coletiva de imprensa, contou que, assim como Marta, estava apreensiva em relação de Portugal – mas isso não impediu a seleção de jogar muito bem no domingo. “É totalmente diferente jogar num clube em relação à seleção... a responsabilidade é bem maior. Mas eu me sinto bem tranqüila, porque todo mundo já sabe o que quer. Dentro do campo a gente sempre sabe o que fazer... e apesar de não termos treinado muito, garra é o que a gente mais tem. A atleta, que treina no Centro Olímpico da Secretaria de Esportes, contou que quando saiu do Santos o COTP teve um papel muito importante em sua carreira. “O Centro Olímpico nos abraçou quando mais precisamos... quando saímos do Santos, foi uma surpresa encontrar tudo o que encontramos lá... a qualidade excelente dos equipamentos... então eu só tenho que agradecer a Secretaria por tudo que ela nos proporcionou.”

O próximo jogo do Brasil será realizado na quinta-feira contra as mexicanas no Pacaembu, às 21h50. No próximo domingo, a Seleção Brasileira enfrenta as Dinamarquesas às 16 horas, também no tradicional estádio paulistano.

 

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!


Texto:
Iule Karalkovas - iulekaralkovas@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Dias – psdias@prefeitura.sp.gov.br