A 10th Copa Brasil Internacional de Kung Fu acontecerá na cidade de São Paulo

A previsão é que mais de 800 atletas e quatro mil quinhentos espectadores compareçam para prestigiar o grande evento, durante os dias 24 e 25 de novembro, no Ginásio de Esportes Mané Garrincha.

Ao longo dos nove anos de realização, a Copa Brasil Internacional de Kung Fu, foi considerada um dos maiores campeonatos da arte marcial chinesa na América Sul. A expectativa para esta edição é reunir mais de 100 academias de todo Brasil e exterior como Chile, Argentina, Tanzânia, China e Irã que já confirmaram presença.
 

O Kung Fu Brasileiro

A China por ser um grande referencial tecnológico e cultural, contribuiu com alguns de seus feitos que perduram até os dias atuais. Quando os artistas marciais chegaram ao Brasil na década de 60, incorporaram esses costumes ao nosso modo de vida; a acupuntura, a culinária, a pintura, a música, a religião e é claro as artes marciais, fazem parte de nossas vidas de uma forma direta ou indireta.
 

O Kung Fu (Wushu) tem como praticante alguém que busca desenvolver a si próprio; disciplina, concentração, coordenação motora, senso de liderança e responsabilidade, são alguns dos atributos de quem quer trilhar pelo caminho da clássica arte marcial milenar.
 

Segundo a Liga Nacional de Kung Fu (LNKF), há muitos praticantes da arte milenar no Brasil: ‘’ Não existe uma pesquisa que demonstre o número exato de praticantes de Kung Fu no Brasil, mas estima-se que são mais de 50.000 em todo país. ‘’
 

No Brasil, crianças a partir dos 6 anos de idade tem mais facilidades em absorver conhecimentos passados por seus mestres. Todavia não há limite de idade para começar, o importante é respeitar os limites do corpo.
 

Equilíbrio para o corpo e mente
 

Controle de peso, pressão arterial, aumento da flexibilidade, melhora de resistência muscular, alivio do estresse e aumento da auto-estima, são alguns dos resultados para o corpo e mente de quem prática o wushu.
 

A LNKF

Fundada em 8 de agosto de 2000, a Liga Nacional de Kung Fu, é uma instituição sem fins lucrativos que visa agregar todos artistas marciais do país. Tem como base a autonomia e é isenta de qualquer influência política, religiosa, racial e econômica em suas atividades. Atualmente a LNKF é constituída por 15 ligas estaduais- inclusive, é responsável por organizar dois maiores campeonatos no Brasil- Campeonato Brasileiro e Copa Internacional de Kung Fu.
 

A Liga tem como meta fazer o melhor campeonato das Américas, ampliar a cada edição o número de participantes, dedicar momentos de lazer aos atletas e público geral, possibilitar a integração dos participantes em âmbito mundial e incluir a Copa no calendário de eventos esportivos do Estado de São Paulo.
 

Clube Escolas

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação junto ao programa Clube Escoladedica dois espaços para a aprendizagem de kung fu. Venha aprender um pouco mais desta arte milenar!

Vídeo de divulgação da 10th Copa Internacional de Kung Fu:

http://www.youtube.com/watch?v=9FjNC2S7sPg&feature=share
 

Serviços:

Agenda para a 10th Copa Internacional de Kung Fu

Sábado, 24/11/12
10h Curso básico de Taolu de Wushu competitivo (moderno) e curso de arbitragem de Sanshou (Sanda).
15h Curso de Tai Chi estilo Chen, curso básico de técnicas de Boxe Chinês.
16h Retirada das pulseiras de identificação dos atletas e pesagem dos atletas de combates.
 

Domingo, 25/11/2012
07h Retirada das pulseiras de identificação dos atletas e continuação da pesagem dos atletas de combate.
09h Cerimônia oficial de abertura (entrega dos troféus das delegações com maior número de atletas inscritos até a 5ª colocada, palavra do presidente da LIGA e convidados de honra, apresentação da dança do leão e outros)
10h Início das competições para todas as categorias.
20h Término do evento, tempo estimado.
 

CLUBE ESCOLA IBIRAPUERA
C.E.E. Mané Garrincha
Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino
Fone: 3396-6495 / 3396-6496
Área: 40.000m²
 

CLUBE ESCOLA VILA INDEPENDÊNCIA
C.E.E. Flávio Calabresi Conte
Rua das Municipalidades, 10 – Ipiranga
Fone: 2060-0814
Área: 1200 m²
 

Texto:
Thiago Moraes- thimoraes@prefeitura.sp.gov.br
 

Foto:
Divulgação- Liga Nacional de Kung Fu

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no teu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!