Ginástica Artística: Lucas Pio é a aposta do Centro Olímpico

Com apenas onze anos, Lucas já é o atleta mais experiente do COTP

Nesta semana o selecionado para a série Pratas da Casa é o aluno de ginástica artística, Lucas Pio. Com apenas onze anos, o garoto possui a maturidade de um atleta profissional ao superar os desafios da ginástica. Para conseguir entrevistar Lucas, tivemos que encontrar um pequeno respiro na agenda corrida.

A rotina do garoto começa cedo, às 5h. Residente no Alto da Riviera, na zona sul de São Paulo, Lucas começa os treinos no Centro Olímpico às 7h30. Os treinos acabam às 11h e ele vai correndo para casa almoçar para ir à escola. “É um pouco cansativo! No começo tive dificuldade para me acostumar com o horário”, avalia. Esta agenda acontece de segunda a sexta. Muitas vezes, mesmo cansado, Lucas não abre mão das responsabilidades escolares e para isso conta com a ajuda da mãe. “Às vezes chego cansado, fico com preguiça de ir à escola, mas a minha mãe não deixa eu faltar“, revela.O professor de ginástica Olímpica, Caio Guilherme, também faz questão do bom desempenho na escola, fica sempre atento às notas e cobra os bons resultados acadêmicos. Esta rotina já dura desde 2008, quando o atleta foi indicado pelo professor de Educação física para a peneira. Após fazer um movimento durante a aula, o professor viu o talento no garoto e instantaneamente o indicou para os testes do Centro Olímpico. “Vim, fiz o teste e passei! A minha mãe gosta, mas tem medo. Sou filho único então ela tem medo que eu me machuque”, brinca. Apesar do receio, a mãe apoia muito o filho e o acompanha nos campeonatos sempre que pode. O apoio do pai é a motivação que o garoto usa para ir todos os dias aos treinos. Lucas é o aluno de ginástica artística mais antigo do Centro Olímpico. Como é mais experiente, ele tenta ajudar os colegas de treino, sempre dá toques e dicas para melhorarem o movimento. “Eu ajudo principalmente os mais novos”, diz.

Neste ano o atleta já participou do Torneio Nacional pré-infantil, ficando em 4º lugar, o Campeonato Paulista Infantil (7º no individual geral e em 3º nas argolas). Ao participar do Campeonato Brasileiro Infantil, Pio, como é conhecido pelos colegas, teve uma bolha estourada nas mãos. Mas esta lesão não o impediu de participar do campeonato e ficar em 15º lugar entre trinta participantes. “Eu não pensei que pudesse não dar certo, pensei em todos os momentos que eu poderia fazer uma boa apresentação e fiz o melhor de mim”, avalia, com discurso de profissional. No próximo mês, o atleta irá participar do Campeonato Paulista e Brasileiro Pré-Infantil. Lucas conta que tenta ser o mais centrado possível antes de entrar nos aparelhos. “Respiro fundo, analiso o aparelho e penso em como vou fazer a série”. Apesar dos bons resultados, Pio não pega leve. Sempre exigente com o desempenho ele tenta fazer o melhor. “Sou bem exigente, não saio do aparelho até fazer tudo certo”. Para ir mais longe, o atleta se inspira em Arthur Zanetti e Diego Hypolito. Lucas relata como se sentiu ao ver a apresentação que levou o ouro a Arthur Zanetti nas Olimpíadas de Londres. “Nossa fiquei emocionado, fiquei com vontade de treinar mais e mais. Se eu conseguir ir às Olimpíadas para representar o Brasil já vai ser o suficiente”.
 


Texto
:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!