Atividades socioambientais valorizam dia da Árvore

Com campeonatos e eventos que incentivam o plantio de árvores e um bosque que homenageia grandes esportistas, SEME promove a importância da natureza

No dia 21 de setembro, dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) mostra ações que contribuem para que a cidade fique cada vez mais verde. O ‘Bosque da Fama’, localizado no Parque das Bicicletas em Moema, possui uma iniciativa de eternizar nomes que tenham contribuído de forma significativa para o esporte através do plantio de árvores. Em cada uma, há uma identificação com nome do atleta que a plantou e suas conquistas.
 

“A iniciativa tem por objetivo além de prestar essa justa homenagem aos nossos ex-campeões, visa também a preservação ambiental, uma vez que a prática do plantio de uma árvore vem de encontro com todas as políticas de preservação do meio ambiente”, explica o coordenador do ‘Bosque’, Marcos Antônio de Souza.
 

No espaço estão nomes como ‘Magic’ Paula, Fabiana Murrer, Emerson Fittipaldi e outros 35 esportistas das mais diversas modalidades. "O Bosque da Fama é uma iniciativa super criativa que eterniza a memória de atletas. Um local que pode ser visitado por escolas e público em geral e que deixa lições de cidadania", fala Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e uma das homenageadas da iniciativa.

Taça Cidade de São Paulo: conscientização ambiental no futebol já garantiu plantio de 3 mil árvores

Outro exemplo de valorização do meio ambiente é o praticado pela Taça Cidade de São Paulo. Esse campeonato, que é realizado pelo SEME com mais de 400 clubes, associações, academias e grupos organizados da Grande São Paulo em quatro categorias (Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil), possui em seu regulamento um critério de desempate um tanto quanto “sustentável”.

No artigo 14º da regra, as equipes que terminarem empatadas em número de pontos decidem qual delas passará de fase através da pontuação “mais verde”. Ela é contabilizada pelo plantio de árvores nativas ao redor do campo de treinamento das equipes, além da recuperação de áreas degradadas e ações ambientais por parte das equipes. Para cada etapa realizada, a equipe recebe 0,2 pontos a mais no torneio.

A iniciativa, implementada em 2009, já levou a plantação de mais de 3000 árvores. “A relação do meio ambiente com o esporte ajuda na conscientização da cidadania nos atletas, mostrando a importância da natureza no dia a dia. Essa foi a questão principal que fez com que a proposta fosse um sucesso”, relata um dos organizadores do evento, Minoru Furuya.

Desde 2005 a ideia foi tomando formato, com a criação de um logo que tem em seu centro uma árvore desenhada. Desde então, o evento incentiva os atletas a se envolverem na questão ambiental, sendo que, a pontuação verde já permitiu que equipes não se classificassem para a etapa municipal do campeonato.

Neste ano, a equipe pré-mirim “Azul Toque de Bola” foi desclassificada por não ter realizado nenhuma ação, enquanto que a EBM Saúde havia cumprido todas, com um plantio de 20 árvores. Há outros casos de eliminação de equipes por conta da pontuação verde, o que mostra que ela é devidamente aplicada.

Evento no PET estimula plantio de árvores
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, em conjunto com a SEME, realizará no Parque dos Trabalhadores (PET) uma atividade com cerca de 30 crianças, na qual o objetivo é sensibilizar as crianças para a questão do meio ambiente, inspirada na ação mundial “Carta da Terra”. A Escola Municipal Maria Laura foi convidada a participar, com alunos na faixa etária de até 11 anos.

O evento, que começa a partir das 9h e tem duração estimada de duas horas, terá um alongamento coletivo, oficina de origami, aulas socioambientais com biólogos e engenheiros agrônomos, além do plantio de árvores. “Conhecendo o meio ambiente fora da sala de aula, as crianças despertam um interesse maior pelo assunto e levam esse conhecimento para as suas vidas”, conta Débora Diogo, Diretora do Núcleo de Gestão Descentralizada Leste 2.

Origem

O dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro por causa da crença indígena de plantá-las no inicio da primavera, com o objetivo de cultuar o respeito à natureza e valorizá-las. No Brasil, a data foi declarada oficial depois do decreto-lei de 24 de fevereiro de 1965, pelo então presidente Castelo Branco.

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br
 

Foto:
Arquivo SEME


Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!