Atletismo: Letícia Cherpe e os sorrisos diários em busca do sonho olímpico

Revelação do atletismo já é campeã brasileira e estadual

Quando Letícia Cherp descobriu que ela era a selecionada da semana para a série “Pratas da Casa” logo abriu um enorme sorriso. A aluna de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa sorria sempre, hábito que logo as colegas de treino confessaram que era comum encontrar "um sorriso de ponta a ponta” no rosto da atleta. E a simpatia e sorriso constantes não são as únicas qualidades descritas pelas colegas. Espontaneidade e alegria são as coisas que sempre transformam um bate-papo com Letícia em algo divertido.

A atleta de 16 anos corre as provas de 100 e 200 metros. “Sempre gostei de correr” conta, revelando que conheceu o Centro Olímpico de um modo peculiar. A mãe treinava no mesmo local e também no atletismo, participando de corridas de longa distância. O histórico esportivo da família de Leticia não termina aí. O pai também era atleta. “ Ele fala que tem inveja de mim porque eu tive a oportunidade de começar a treinar mais cedo” , revela. Com um pouco mais de um ano de experiência, ela já participou de várias competições, ficando em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro 2011 em revezamento e no Campeonato Estadual 2011 em 250 metros, 75 metros e também em revezamento. Em 2012 Leticia conseguiu novamente o primeiro lugar em revezamento e segundo nos 200 metros.

Antes de começar em atletismo, Leticia praticava esportes em um clube, mas sem se dedicar a nenhum esporte específico. Hoje, com mais de três horas diárias de treino, de segunda a sexta, a rotina fica um pouco pesada. “Eu moro um pouco longe daqui”, analisa. Para poder conciliar os estudos e treinos, a atleta usa os finais de semana para estudar. Além de ter que se adequar a rotina corrida, a aluna conta que a maior dificuldade nos treinos é lidar com a técnica e treinamento postural. “ Os braços têm que estar sincronizados e a postura tem que ser ereta”. Junto com as mudanças de rotina, outros quesitos mudaram. Além da alimentação que teve que ser melhorada, Leticia conta da alegria que o esporte traz. “Agora eu fico feliz por conquistar uma coisa, uma coisa que eu consegui sozinha”, emociona-se.E o apoio dos pais também tem sido de extrema importância na carreira de Letícia. "Meus pais me apoiam muito e os amigos, por mais que tenham que me dividir com o atletismo, sentem orgulho", conclui.

Para conseguir ir sempre mais longe, Leticia se inspira na atleta velocista Ana Claudia Lemos, que disputou os 200 metros nas Olimpíadas de Londres em 2012. Ana Claudia se preparou para os Jogos treinando na mesma pista em que Letícia treina diariamente. "Quando eu a via por aqui ficava morrendo de vontade de falar com ela. Ela é super fofa”, revela, demonstrando seu lado fã.

Neste ano Leticia Cherpe foi campeã Brasileira dos 200 m, vice-Campeã brasileira dos 100 metros rasos e campeã no revezamento Medley. Com os resultados, a atleta reservou vaga nas três modalidades no Campeonato Mundial de Menores que acontece na Ucrânia no mês de julho. "Sinto que estou cada vez mais perto do meu sonho. Minha família está super animada para o mundial, não sei o que esperar, só sei que quero chegar na final".

Quando veio o pedido final, para que fosse feita a foto que ilustraria seu perfil, pela primeira vez a entrevistada não ficou sem graça. Leticia já se sente à vontade com a câmera. Cada dia mais solicitada para entrevistas, ela teve que se acostumar. Com a simpatia, bom humor e, principalmente, com os resultados positivos nas competições, a tendência é que o número só aumente.



Texto e Foto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!