Foi dada a largada!

Os cuidados necessários para quem quer participar de corridas de rua

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) busca promover e apoiar corridas de rua na cidade de São Paulo. Somente este ano, foram realizados mais de 20 provas, incluindo corridas gratuitas como o Circuito Caixa da Cidadania, Maratoninha e até mesmo, outras mais desafiadoras, como a Meia Maratona.

Pensando em tudo que ainda está por vir, conversamos com o Dr. Héldio Fortunato Gaspar de Freitas, 72 anos, médico especializado em medicina do esporte e do exercício e responsável por administrar o setor Técnico Médico de Saúde nas unidades da SEME. Confira as dicas e cuidados necessários para quem quer começar a correr.

O primeiro passo para o início da prática de qualquer atividade física é a realização de um exame pré-admissional. A princípio, trata-se de um exame clínico que pode ser feito por um clínico geral, cardiologista ou até um ortopedista, mas deve preferencialmente ser realizado por um médico especializado em medicina do esporte e do exercício. Após essa avaliação, ele saberá se são necessários exames mais específicos - como eletrocardiograma, teste ergométrico, tomografia ou raio-x.

Nem pense em pular esta etapa. A orientação pré-atividade, de um profissional da saúde, é fundamental para prevenir acidentes, pois ele irá identificar fatores importantes que nem sempre ganham atenção. A corrida, por exemplo, é um exercício de alto impacto que não deve ser feito por pessoas que tenham algum problema na coluna vertebral ou má formação nos membros inferiores (pernas tortas, vícios posturais, lesões de joelho, etc.). Nesses casos, natação e hidroginástica são os mais recomendados. A prática de exercícios de alto impacto pode resultar em uma sobrecarga a determinadas regiões do corpo, ampliando um problema já existente ou ainda criando um novo.

Outro ponto importante refere-se a mudanças de hábitos. Se foi dada a largada para o fim da inatividade física, é aconselhável que outros hábitos também sofram alterações. Alimentar-se bem, incluindo frutas, legumes e verduras na dieta é complemento para quem busca uma vida saudável. Não ingerir bebidas alcoólicas em grande quantidade, não fumar e descartar totalmente o uso de drogas sociais ou para melhorar performance também está na lista de quem quer ser um corredor assíduo.

E se a intenção do iniciante for melhorar seus índices, vale ainda fazer um acompanhamento interdisciplinar. A orientação de um nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo são recomendadas em muitos dos casos. Mas isso depende claro, do objetivo do atleta.

É essencial destacar também que os iniciantes devem tomar cuidados quanto aos excessos. Conheça seus limites. O ideal é ir sem pressa, começar por corridas com uma quilometragem menor ou até mesmo uma caminhada. E por incrível que pareça descansar entre os dias de treino, também faz parte do treinamento.

A corrida de rua tem a vantagem de não precisar de muitos equipamentos ou um grupo numeroso de pessoas, mas ela ainda deve ser realizada ou praticada em locais seguros e apropriados – como os parques ou os centros esportivos. Muito cuidado ao sair correndo pelas ruas da cidade em dias normais. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em média, dez pedestres foram atropeladas por dia na cidade de São Paulo, somente no ano passado.

Ah! E não se esqueça do principal: gostar de correr! Existem vários tipos de exercícios e esportes, não é necessário fazer algo que não goste. Atentando-se a todas as indicações acima, sua corrida trará resultados mais positivos. Aproveite os próximos circuitos!

Texto e fotos: Beatriz Gois - beatrizgois@prefeitura.sp.gov.br