Quero começar a praticar esportes, e agora?

Uma das coisas que mais fazem as pessoas desistirem de qualquer prática esportiva é não saber por onde começar

 As pessoas estão cada vez mais sedentárias. Só no Brasil, mais da metade da população não pratica nenhum tipo de atividade física, seja por nunca ter feito ou por abandono, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano passado. Mas ainda há quem goste de praticar esportes. No mesmo levantamento feito, foi possível descobrir que o restante da população que pratica, prefere atividades mais gerais como caminhada, andar de bicicleta ou até partidas de futebol.

Mas afinal, qual é o ponto de partida para quem quer começar a praticar? Em uma conversa com o médico de Exercício e Esporte, Heldio Portunato, que está há quase cinquenta anos na profissão, foi possível destacar alguns pontos importantes:

1. A avaliação de um médico. Se você pretende começar uma vida mais ativa, nada melhor que saber se suas condições físicas e emocionais estão saudáveis. Faça todos os exames exigidos e, se possível, tenha orientação de um médico próprio de esporte. E por mais que tenha alguma limitação, segundo o Dr. Heldio, não há atividade que não possa fazer.

2. Escolha uma atividade que tenha prazer. Não adianta nada entrar na academia para desistir duas semanas depois. Escolha ago que realmente goste e que te deixe motivado a praticar todos os dias. Além de ser algo que goste, tem que ser prático e acessível, como por exemplo, a distância até o local. Se for muito longe, as chances de desistir são bem maiores.

3. Quem disse que você precisa comer apenas salada? Para fazer atividades físicas não necessariamente precisa mudar a alimentação, embora adquirir hábitos saudáveis não seja de todo ruim. O Dr. Heldio destaca que a qualidade de uma pessoa que pratica esportes e atividades físicas está em comer de tudo um pouco, de acordo com as necessidades calóricas de cada um.

4. Nunca é tarde demais. Com exceção de exames detalhados e limitação de esportes, o Dr. Heldio diz que as orientações de práticas esportivas para idosos são praticamente as mesmas de um adulto. Portanto, não há idade para começar a praticar. Diz ainda que não só melhora a qualidade do corpo, mas também o emocional. “Não com o objetivo de prolongar a vida do idoso, mas sim, melhorar a sua qualidade de vida”, complementa.

5. Não force a barra. Lembre-se que você só está começando e o seu corpo não está acostumado. O acompanhamento e a orientação do médico ou professor de educação física são de extrema importância, por mais que os 10 minutos iniciais ao dia não te deixe cansado, pense que a duração da atividade será prolongada aos poucos.

Texto: Tainara Cavalcante - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br