SEME comemora o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Após um mês de campanha contra o sedentarismo, evento no Largo da Batata encerra a data com diversas atividades gratuitas

Em 10 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, e por isso a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer convidou diversas entidades da sociedade para promoverem atividades no Largo da Batata, região de Pinheiros.

O início do evento foi marcado com uma hora de Yoga para despertar o corpo; depois foi a vez de se jogar no “Ritmos”; e, para finalizar, o Alongamento trouxe novamente o equilíbrio.

Em simultâneo, os times Família SP e Corinthians de Mogi disputaram uma partida do Futebol de Amputados. O ex- motoboy Rael Costa, 33, atacante do Corinthians de Mogi, conheceu o esporte no metrô há seis anos, através de um goleiro. “A minha experiência mais marcante foi quando vesti a camisa do Corinthians e fiz o primeiro gol”, declara o atleta.

Além dos jogadores de ambos os times, Renê Quintas, técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados e Coordenador do Corinthians Mogi, marcou presença no evento. Renê explica como conheceu o time e o processo de adaptação. “Cresci junto com a equipe. Fui aprendendo a modalidade e vi que a gente trabalha respeitando algumas limitações, e se adaptando, podemos seguir a mesma série de treinamentos do futebol profissional”.

Seguindo a programação, o Crossminton ocupou o espaço do Largo da Batata das 10h às 13h. O evento também contou com atletas de WCMX (esporte onde cadeirantes realizam manobras), Basquete, Capoeira, Training Truck e Zumba.

A professora do Afromix, de Capoeira Adaptada para Idosos, Cris Giacomo, 47, explica que o esporte visa trabalhar a movimentação do idoso, mas dentro do limite de cada um. Cris se diz apaixonada pela modalidade e conta como foi enriquecedor participar do evento. “Foi maravilhoso! A gente vem mostrar nosso trabalho e mostrar que todo mundo pode fazer”, relata.

A auxiliar de serviços gerais, Suzete Alves, 38, não é da cidade de São Paulo, mas mesmo assim se interessou pelo evento e também marcou presença participando da aula de Capoeira e do Training Truck. Suzete diz gostar de praticar atividades em grupo. “Semana passada eu também estava aqui participando de um evento voltado à dança. Tudo está valendo!”, diz.

 

Texto: Beatriz Gois (beatrizgois@prefeitura.sp.gov.br) e Carlane Borges (coborges@prefeitura.sp.gov.br)
Foto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br