Virando Jogo retoma Festival Esportivo em 2018 na Nova Luz

Projeto desenvolvido diariamente com crianças da região espera mais de 100 participantes no centro de São Paulo

Neste sábado (10), das 09 às 14h, no Largo Coração de Jesus, acontece o 1o Festival Esportivo de 2.018 do Projeto Virando o Jogo. Com quatro eventos programados para o ano, as atividades contam com atividades esportivas que promovem a integração e competições de basquete, tênis de mesa e badminton, entre crianças da região da Nova Luz. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) aguarda mais de 100 participantes.

O Projeto Virando o Jogo trabalha com atendimento a população vulnerável, através do esporte e práticas esportivas diárias. A primeira edição do Festival Esportivo Virando o Jogo aconteceu em junho de 2.017 e conta com parceria da Guarda Civil Metropolitana e a Prefeitura Regional da Sé.

Nos Festivais são promovidas competições, onde o grande vencedor é a inclusão social. Todos os participantes saem em primeiro lugar nessa disputa, pois todos rec

ebem medalhas de campeões.

A participação é aberta a todos, mas existe a preocupação com os filhos de moradores do entorno da Nova Luz, da comunidade cigana e pensões de breve moradia espalhadas pela região. “Existem crianças que passam o dia lá. O que significa que essa jovem não frequenta a escola. Aos poucos ganhamos a confiança das famílias e cons

eguimos reverter e direcionar para uma solução. Se ela não está na sala de aula é responsabilidade do poder público e 

dos pais. Precisamos trabalhar juntos”, explica Kátia Araújo, do Departamento de Gestão das Políticas e Programas de Esportes e Lazer (DGPE) e coordenadora do projeto.

Com o intuito de garantir o acesso ao esporte e lazer como poderoso instrumento de inclusão e transformação social, crianças e adolescentes até 13 anos participam de aulas e programações no dia a dia como basquete, futebol de rua, tênis de mesa, atividades recreativas e de psicomotricidade (integração de funções motoras e psíquicas). Empresas parceiras ofereceram ainda capoeira, hip hop, zumba e futsal.

Somente no segundo semestre de 2.017, foram cerca de 350 atendimentos. Os números e benefícios deste programa vão além da atividade física, pois o impacto e resultados afetam diretamente uma família completa, composta em média de 3 a 5 pessoas.

Os outros três festivais do ano acontecem em 29 de junho, 10 de outubro e 08 de dezembro.

Serviço: 1o Festival Virando o Jogo – 2.018

Data: 10 de março

Local: Largo Coração de Jesus (Em frente ao Liceu Sagrado Coração de Jesus)

Grátis

 

 

Texto: Thiago Oliveira
Fotos: Divulgação_SEME