São Paulo inaugura a primeira Escola Municipal de Vela

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer lança projeto neste sábado (03)

Proporcionar para crianças e jovens do ensino municipal público, o acesso a prática de remo e vela. Esse é o objetivo da primeira Escola Municipal de Vela de São Paulo, o Veleja SP, que foi idealizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e será executado pela Escola Dick Sail, no Yacht Clube Paulista com o patrocínio do Itau-Unibanco.

O Veleja SP terá cursos ministrados para 240 alunos com duração de até 11 meses, em que os estudantes terão contato com as principais técnicas do esporte na teoria e prática para desenvolver o conhecimento e as habilidades do esporte.

A inauguração da primeira Escola Municipal de Vela será sábado dia 03 de fevereiro, a partir das 10h30, onde serão apresentados os professores envolvidos no curso e os barcos que serão utilizados, já na primeira semana de fevereiro.

Informações sobre como participar e se inscrever, serão divulgadas no lançamento do projeto.

 História da Vela no Brasil

O Brasil estreou na modalidade olímpica em 1936, com o velejador brasileiro Walter Heuer, nos Jogos de Berlim, na Alemanha. Atualmente a vela brasileira já tem tradição na modalidade em Jogos Olímpicos e, segue com o maior número de medalhas de ouro na história do esporte: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

Os maiores atletas medalhistas do país são velejadores: Torben Grael e Robert Scheidt têm cinco medalhas cada.

“A Escola Municipal de Vela é uma maneira de dar oportunidade a quem nunca poderia ter acesso a esse tipo de esporte e através disso descobrir novos talentos que poderão manter a tradição do esporte no Brasil nas próximas Olimpíadas “ explica Jorge Damião, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo.