Cinco dicas de como praticar atividades físicas para quem tem a vida corrida

Aprenda a se exercitar sem mudar sua rotina diária

 

O dia a dia em grandes metrópoles, como a cidade de São Paulo, é corrido. Popularmente conhecida como a cidade que não dorme, seus habitantes têm rotinas movimentadas. Sendo assim, a prática de exercícios físicos fica em segundo ou terceiro plano em comparação às outras atividades a serem realizadas.


De acordo com o Ministério da Saúde, 60,1% dos homens entre 18 e 24 anos praticam exercícios. Já aos 65 anos, apenas 27,5% deles se exercitam. Entre as mulheres, os números são ainda mais preocupantes. 24,6% delas de 25 a 45 anos se exercitam com alguma frequência. Acima dos 65, 18,9% se movimentam com regularidade.

Por isso, reunimos cinco dicas de como praticar atividade física, mesmo que a sua rotina seja apertada e te falte tempo. Mas lembre-se: consulte um médico antes de segui-las. Confira:


1 – Ande a pé ao invés de ônibus ou metrô – calma, não é para percorrer grandes distâncias, mas sabe aquele ponto ou estação que você desce para ir ao trabalho? Que tal descer um ou dois antes? Assim, você fará alguns minutos de caminhada diária e sem prejudicar seu trajeto. Use calçado adequado e evite lesões.


2 – Use as escadas – o elevador é uma invenção fantástica, porém, se você não tem tempo de ir à academia ou parar alguns minutos do dia para se exercitar, suba ou desça alguns andares pelas boas e velhas escadas. Arrisque-se! Mas se você tem problemas no joelho, cuidado. A médica do exercício e do esporte do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Dra. Lenita Glass, recomenda evitar descê-las. O mais indicado é subir.


3 – Substitua o ônibus ou carro pela bicicleta – você trabalha perto da sua casa ou realiza alguma outra atividade próxima? Costuma ir de carro ou ônibus a esses lugares? Substitua-os por aquela bicicleta que está parada há algum tempo na garagem ou só é usada aos fins de semana. Não se esqueça da proteção. Capacete sempre!


4 – Estacione em uma vaga mais distante – Trabalha longe e não vai conseguir ir de bicicleta? Que tal mudar um pouco o local onde costuma estacionar o carro? Chegou e o estacionamento está vazio? Coloque-o em uma vaga mais longe e ande o restante do trajeto que falta para chegar ao destino.


5 – Faça exercícios nas pausas do trabalho – Tomar um café, fumar ou simplesmente ficar no smartphone é o usual das suas pausas? Não haveria problema mudar um pouco isso, né? Pois bem, use uma parte desses minutos para se exercitar. Faça alguns alongamentos, trabalhe a respiração, mexa-se!

Dica extra:

6 – Faça exercícios nos intervalos de lazer - Tirou um dia de folga? Está sol e quer dar um passeio? Reúna a família ou alguns amigos e vá ao parque. Pegue sua bicicleta, skate ou patins e faça alguns movimentos ao ar livre.

Texto: Carlane Borges - coborges@prefeitura.sp.gov.br