Sampacor: 2017 o ano para quem passou correndo

Mais de 35 mil pessoas se inscreveram para as 10 etapas do Circuito Caixa de Cidadania

A cidade de São Paulo foi palco neste ano de 145 corridas de rua oficiais com a chancela e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Segundo estimativa, cerca de 500 mil pessoas passaram, literamente, o ano de 2017 correndo.

No último domingo, dia 17 de dezembro, aconteceu a etapa de encerramento do Circuito Caixa de Cidadania 2017 - Corrida e Caminhada pelas ruas do centro de São Paulo, com largada e chegada no Vale do Anhangabaú. Ao longo dos 5 km, os participantes puderam ver alguns dos prédios mais bonitos da cidade como o edifício do Banespa, o edifício Martinelli, o Largo São Francisco, a Praça da Sé, o Pátio do Colégio, o Largo São Bento, o Viaduto Santa Ifigênia, a Avenida Ipiranga, a Praça da República, o Edifício Itália, o Teatro Municipal e o Viaduto do Chá.

O Circuito Caixa de Cidadania é uma parceria da Secretária Municipal de Esportes e Saúde e a Caixa Econômica Federal para que pessoas que praticam corrida e caminhada na cidade de São Paulo pudessem participar das etapas de forma gratuita e com direito a camiseta, chip de aferição de tempo e medalha, como é feito em vários circuitos realizados no Brasil e no mundo. Ao todo, participaram desta última edição 5 mil pessoas.  As etapas reuniram ao todo 35 mil pessoas e foram realizadas na Freguesia do Ó, Cidade Tiradentes, Santana, Campo Limpo, Vila Maria, Butantã, Lapa, Itaquera, Aricanduva e Sé.

Jorge Damião, secretário municipal de Esportes e Lazer, afirma que mais dez etapas também estão sendo planejadas também para 2018. “O interesse pelas corridas é enorme, tanto que em questão de minutos as vagas terminam. Para 2018 estamos pensando em realizar um sorteio com todas as pessoas que se inscreveram para o circuito ser mais democrático”, explica.

Em 2017, não houve investimento de dinheiro por parte da secretaria municipal. Todas as etapas do CCC foram patrocinadas pela Caixa econômica, a qual contratou a Iguana Sports para organizar os eventos.

“São Paulo pode ser considerada a capital mundial da corrida e, em 2018, queremos trabalhar mais para atingir a meta de aumentar em 20% a taxa de atividade física na cidade”, complementa Jorge Damião.