Centro Olímpico comemora 2017 de vitórias

Cerimônia realizada no COTP, nesta sexta-feira (15), homenageou atletas e resultados

 

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) realizou nesta sexta-feira (15) a festa de encerramento de ano. O evento homenageou todos os atletas e resultados de 2017, além de promover uma ação solidária. Foram arrecadados cerca de mil brinquedos que foram entregues a uma associação esportiva. O COTP conta com cerca de 1.200 atletas de alto rendimento que conquistaram cerca de 80 títulos ou pódios.

A arrecadação foi promovida entre os atletas do Centro Olímpico, que se mobilizaram e, inspirados pelo espírito de Natal, conseguirão beneficiar cerca de mil crianças da Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana (SAEC). “Parabenizo o ano fantástico do Centro Olímpico e só tenho a agradecer a ação de todos vocês, que são verdadeiros anjos para muitas crianças nesse Natal”, explicou José Luis Ferreira, representante da SAEC.

Os números do Centro Olímpico em 2017 foram expressivos. Entre tantos resultados, que somam 42 títulos, 22 vice-campeonatos e nove medalhas de bronze, destacam-se o pentacampeonato Brasileiro da equipe de Atletismo Sub-16, o ouro de Caio Teixeira nos 400m com barreira no Sul-Americano da Juventude, o título de Patrick Sampaio na ginástica artística, pela mesma competição e o Mundial de Clubes de Futebol Feminino Sub-12, a Copa Danone, disputada nos Estados Unidos e tida como maior competição de clubes da categoria.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) mantém grande estrutura para abrigar todos 1.158 atletas em 10 modalidades esportivas e olímpicas: Atletismo (masculino e feminino), Basquete (feminino), Boxe (masculino e feminino), Futebol (feminino), Ginástica Olímpica (feminino e masculino), Handebol (feminino), Judô (masculino e feminino), Luta Olímpica (masculino e feminino), Natação (masculino e feminino) e Vôlei (masculino).

Com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte de alto rendimento para crianças e adolescentes e acima de tudo, formar cidadãos, a SEME esteve representada pela Secretária-adjunta, Ana Lídia Santana Schroeder, e projeta um 2018 de muitas conquistas. “Sinto-me honrada em estar presente em meio de tantos atletas de grande nível competitivo. Quero parabenizar o ano de excelentes resultados em 2017 e tenho certeza de um ano mais vitorioso em 2018”.

Outro grande momento do evento foi uma homenagem especial do COTP a Aline Silva, atleta da Luta Olímpica, formada pelo Centro Olímpico. Aline é medalhista em Pan-americanos e Mundiais. “A base que obtive no esporte, tenho certeza que me prepara para qualquer situação profissional que venha a seguir após encerrar minha carreira de atleta”, exaltou.

 


Confira as principais conquistas:

Atletismo
- Pentacampeão brasileiro Sub-16 por equipes;
- Caio Teixeira: ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude (400m com barreiras);
- Gabriel Menezes dos Santos: prata no Campeonato Pan-Americano Sub-20 (salto em distância);
- Jordan Santos de Souza: bronze no Campeonato Pan-Americano Sub-20 (decatlo);

Basquete
- Terceiro lugar no Campeonato Paulista feminino na categoria Sub-14;

Boxe
- Gustavo Rua: campeão paulista infantil e vice-campeão estadual na categoria cadete;
- Michael Barbosa: campeão paulista infantil;
- Leonardo Nastari: vice-campeão paulista na categoria cadete;
- Flavia Gentili: vice-campeã paulista na categoria elite;
- Adriana Souza: bronze no Paulista na categoria elite;

Futebol feminino
- Campeão da Danone Nations Cup Sub-12, nos Estados Unidos;
- Campeão da Copa PlayFC Sub-12;
- Campeão paulista e brasileiro Sub-17 – classificado para a Copa Libertadores;
- Campeão da Taça Cidade de São Paulo nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17;

Ginástica Artística
- Patrick Barone: ouro (competição por equipes) e bronze (salto sobre a mesa) nos Jogos Sul-Americanos da Juventude (juvenil);
- Christal Bezerra: ouro (competição por equipes) e bronze (paralelas assimétricas) no Campeonato Sul-Americano Juvenil;

Handebol
- Bronze no Super Paulistão feminino na categoria infantil;

Judô
- Julia Flores: campeã sul-americana, pan-americana e paulista Sub-15. Vice-campeã brasileira Sub-15;
- Wilgner Mendes: campeão paulista Sub-18;
- Jhulia Soares: campeã paulista na categoria sênior;
- Maria Laura da Costa: vice-campeã no Paulista Sub-18;

Luta Olímpica
- Maria Carolina Vicentini: vice-campeã sul-americana na categoria cadete;

Natação
- Terceiro colocado por equipes no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão (16 medalhas conquistadas);
- Kayky Mota: vice-campeão sul-americano nos 200m medley, e integrante da seleção brasileira no Campeonato Mundial Júnior nos Estados Unidos;

Vôlei
- Campeão do Torneio Início da FPV e da 2ª Copa São José na categoria Sub-15 masculino;
- Campeão do Torneio Início da FPV e da 2ª Copa Gaspar na categoria Sub-17 masculino.

 

Texto: Thiago Oliveira
Fotos: Carlane Borges