Centro Olímpico é campeão de torneio realizado pela CBF

Sub-16 do futebol feminino representou o São Paulo Futebol Clube

 

O domingo foi de título para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde fica o centro de treinamento da Seleção Brasileira, as atleltas do futebol feminino Sub-16 bateram por 2 a 0 a Chapecoense na grande final do Torneio de Desenvolvimento de Futebol, realizado pela CBF em parceria com a Conmebol.
A competição é uma etapa da Liga de Desarrollo, organizada pela entidade sul-americana. Como campeão, o Centro Olímpico ganhou o direito de disputá-la. O início está previsto para os meses de janeiro ou fevereiro de 2018 e englobará times dos dez países associados à confederação. No final, as equipes vencedoras ganharão bolsas em cursos de inglês.
O COTP, que representou as cores do São Paulo Futebol Clube, passou pelo torneio sem tomar conhecimento dos seus adversários. Foram cinco vitórias nos cinco dias de campeonato e nenhum gol levado. A estreia na quarta-feira, 11, foi contra a Ponte Preta/Valinhos, com um placar que apontou 2 a 0 a favor da equipe da capital. No dia seguinte, foi a vez de vencer o Aliança, de Goiás, por 1 a 0. Na sexta-feira, 13, o Centro Olímpico fez 3 a 0 na Menina Olímpica, do Ceará, e passou com sobra para a próxima fase. A maior goleada aplicada pelas jogadoras foi na semifinal, contra as gaúchas do Internacional, por sonoros 6 a 0. Depois, bastou vencer a Chape por 2 a 0 e levar o caneco para casa.
O Torneio de Desenvolvimento de Futebol contou com os olhos atentos de Doriva Bueno, técnico da Seleção Brasileira Feminina Sub-20. As atletas Miriam Cristina, Victória Moura, Lauren, Giovana, Vitória Ferreira, Wellistyfani e Gabriela são as representantes da equipe que já passaram pela seleção Sub-17 e agora, junto com as companheiras, sonham com a chance de ter o nome na próxima lista de convocadas de Doriva.

Texto: Guilherme Guidetti – gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Rafael Ribeiro/CBF