Projeto Touché é esperança de frutos para a Esgrima

Inauguração no CE Lapa (Pelezão) contou com presença de atletas e dirigentes da modalidade

Atletas do Paulistano e do Pinheiros simulam jogo de Esgrima

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) inaugurou hoje a 1ª Escola Pública de Esgrima da cidade de São Paulo, através do Projeto Touché. O Centro Esportivo Lapa, conhecido como Pelezão, foi o local escolhido para acolher o programa, que será realizado às terças e quintas.

O Projeto Touché é uma parceria entre a SEME e o Sindi-Clube SP que oferecerá gratuitamente aulas de esgrima para crianças de 9 a 14 anos. Os alunos serão divididos em quatro turmas, duas de manhã e duas de tarde, de 15 alunos cada.

Para dar início às atividades, foi feita uma demonstração com atletas do Paulistano e Pinheiros, que apresentaram a modalidade para o público. O professor Régis de Ávila explicou para os espectadores os movimentos de ataque, defesa e contra ataque.

Com olhares atentos, a Ana Maria Polidoro, 10, da escola Reynaldo Porchat, acompanhou bem de perto a exibição. Tão perto que participou da aula inaugural. “Eu gostei porque é bem diferente e bonito, vou conversar com minha mãe para fazer as aulas”, afirma.

A medalhista pan-americana, Bia Bulcão, também estava de olho nos futuros atletas profissionais da modalidade que, atualmente, ela ocupa a 1ª posição no ranking, pela categoria Florete. “O projeto é importante justamente porque a maioria dos locais que oferecem esgrima no Brasil são pagos, enquanto uma iniciativa pública dará mais acesso ao esporte para a população”, diz a atleta.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jorge Damião, conversou com o público antes da aula inaugural e agradeceu o trabalho de todos os envolvidos para tornar o Projeto Touché realidade. “A esgrima é um esporte democrático. Ao contrário da grande parte dos esportes, permite a participação do alto, do baixinho, do magro, do gordinho”, explica Jorge, complementando que acredita na revelação de futuros campeões a partir do programa.


Serviço

Projeto Touché
Aulas às terças e quintas.

Horários:
9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30 para crianças de 9 a 11 anos.
10h30 às 11h30 e 15h30 às 16h30 para crianças de 12 a 14 anos.

Centro Esportivo Lapa
Edson Arantes do Nascimento (Pelezão)
Rua Belmont, nº 957 - Bairro Alto da Lapa, São Paulo/SP.

 

  

Texto: Carlane Borges - coborges@prefeitura.sp.gov.br - e Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br