Centro Esportivo Vila Guilherme é famoso por revelar grandes craques

Além disso, o time de Futebol Centro da Coroa venceu recentemente a Copa Cuebla e a Copa Paulista

O CE Vila Guilherme faz parte dos 42 Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Localizado na zona Norte, é um dos mais antigos da cidade. Criado em 1918, é a casa do time Centro da Coroa, que já revelou grandes nomes do futebol brasileiro.

Hoje, o foco do clube são as crianças e adolescentes. Elas começam a jogar futebol bem cedo até entrar nas categorias de base, onde são treinadas epreparadas para competições. Ao todo são seis categorias, da Sub-9 à Sub-14.

Já saíram do Centro da Coroa jogadores famosos, como o volante Paulinho, que jogou no Corinthians, David Brás, atual zagueiro do Santos, Pedro Geromel, zagueiro do Grêmio, e vários outros grandes jogadores brasileiros.

O Centro Esportivo continua revelando jogadores até hoje, como Gabriel Martineles, de 16 anos. O garoto começou no Centro da Coroa na categoria Sub-9 e atualmente jogando no Ituano. Este é o seu último ano no Brasil. A partir de 2018 estará em um time europeu.

Outro destaque é Fabio de Freitas, de 12 anos. Conhecido como Fabinho, foi destaque do Campeonato Paulista 2016 e atualmente joga no Palmeiras. William Pedro de Barros, um ano mais velho, também acabou ser contratado pelo time do Cruzeiro. Os dois jogadores são promessas para o futebol brasileiro.

Neste ano, o time Centro da Coroa foi campeão da Copa Cuebla, nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-12, e também no Campeonato Paulista, nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-14. Agora, todas as categorias estão classificadas na Taça Cidade São Paulo, além de participar da Copa Ouro e Copa São Paulo.

Nestes últimos campeonatos, além das vitórias, houve mais dois títulos individuais: João Paulo, do Sub-9, e Joãozinho, Sub-10, foram eleitos os melhores jogadores pan-americanos do ano.

Texto: Tainara Cavalcante - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br 
Foto: Mariane Barbosa e Tainara Cavalcante