Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho

Pacaembu, mais que um estádio

Inaugurado em 27 de abril de 1940, o Estádio Municipal do Pacaembu é algum dos principais patrimônios históricos da cidade de São Paulo. Com 77 anos de história está localizado no bairro de mesmo nome. O Pacaembu passou a se chamar Paulo Machado de Carvalho na década de 60, em homenagem ao chefe da delegação brasileira na Copa de 1958.

Atualmente, recebe os principais jogos de competições nacionais e internacionais, como os Campeonatos Paulista, Brasileiro e Copa Libertadores da América. Desde 2008, o Estádio do Pacaembu é palco do Museu do Futebol, um espaço que preserva e divulga, de forma moderna e interativa, a história do esporte.

Sua estrutura possui 75.598 metros quadrados, e além do campo de futebol, o Pacaembu oferece um ginásio poliesportivo, uma piscina olímpica, ginásio e quadra externa de tênis, uma quadra para futsal e vôlei, pista de atletismo, salas de ginástica, três pistas de Cooper (500, 600 e 860m), posto médico e um salão nobre para realização de eventos e cerimônias. Esse complexo esportivo está à disposição da população, que pode usufruí-lo de forma gratuita.

O número semanal, de pessoas varia de 4 a 5 mil. Que corresponde, não só as pessoas que frequentam assiduamente o estádio para a prática de esportes como natação e vôlei, mas também os que vão apenas caminhar ou ler um livro.

É de extrema importância para o Município de São Paulo a concepção de um novo modelo para a gestão do Pacaembu, que envolva a modernização e restauração do Complexo Esportivo, para o seu melhor aproveitamento exclusivo para esporte.

Os altos custos para manutenção do equipamento, arcados atualmente pelo erário público, e a necessidade de explorar novas formas de uso do Complexo Esportivo, justificam o Chamamento Público, para ouvir interessados, na busca de uma gestão mais eficiente. O complexo reforça a necessidade de transformar-se em equipamento urbano multifuncional, efetivamente condizente com sua importância para o Município de São Paulo.

O Complexo não será privatizado, pois continuará sob a titularidade do Município. Os estudos poderão apresentar diversos modelos jurídicos que contemplem gestão do equipamento por um parceiro privado, com prazo de vigência não inferior a 10 (dez) anos.

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu
Telefone: 3664-4650

Mais informações aqui

Assessoria de Comunicação