Time do COTP conquista primeira colocação na Copa de Futebol da Amizade

Vencedoras disputarão mundial em Nova Iorque

Ontem (4), aconteceu no bairro da Pompéia, zona oeste, a final e a semifinal da Copa de Futebol da Amizade. O campeonato, que recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, reuniu alunos de escolas públicas, que se enfrentaram nas categorias sub-12, 14 e 17, feminino e masculino.

O time feminino sub-12 do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, levou a melhor na sétima edição do torneio que começou no dia 7 de maio, e ocupou dois lugares no pódio, o primeiro e terceiro lugar.

O jogo das campeãs foi memorável. O placar de 15 a 0 contra o time Daisy, do bairro Butantã, deixou não só as primeiras colocadas eufóricas, como emocionou os espectadores que assistiam o baile em campo. Orgulhoso, o técnico Douglas Oliveira Matsumoto, que treina as meninas há mais de um ano, ressaltou a importância da vitória (para as meninas): “essa competição foi muito importante para valorizar esse projeto e realizar um sonho de infância”.

Além de levar o troféu para casa, as vencedoras do torneio disputarão o Campeonato Mundial da Danone em setembro, na cidade de Nova Iorque, onde 32 países se enfrentarão. Maria Eduarda Rodrigues, 12 anos, a melhor atleta da competição, destacou a dificuldade de chegar tão longe: “lutamos muito para chegar aqui, vamos representar o Brasil e quem sabe faturar o título nos Estados Unidos”.

O time B do Centro Olímpico também foi destaque no pódio, não só pelo bronze na competição, mas pelo destaque de Vitória Sotero, 12 anos, que levou o prêmio de melhor goleira da competição, deixando o time e seus torcedores animados com os resultados obtidos.

O Torneio de futebol society, contou com a participação de 70 escolas públicas da capital e cerca de 1.800 jogadores de 10 a 17 anos. Esta foi a primeira edição da Copa da Amizade que recebeu equipes femininas, com oito times Sub-12 e oito Sub-17. Todas as escolas inscritas receberam palestras sobre valores, como: honestidade, respeito, educação e sobre aprender a ganhar e perder.

Na premiação, o evento contou com nomes de peso para a entrega das medalhas e troféus, como o irmão do jogador de futebol Cafú, pentacampeão mundial em 2002, Ado, ex goleiro do Corinthians e campeão mundial em 1970 no México e Jorge Damião, secretário de esportes e lazer da cidade de São Paulo.


Texto e fotos: marianeoliveira@prefeitura.sp.gov.br