Centro Esportivo Vila Guilherme: berço de grandes atletas

Conheça um pouco sobre a história do CE

 A Secretaria de Esportes e Lazer possui cerca de 260 Clubes da Comunidade em São Paulo. São unidades esportivas em terrenos municipais, que oferecem atividades gratuitas para vários bairros da cidade de São Paulo.


Um deles é o Centro Esportivo Vila Guilherme. O time de futebol Centro da Coroa que treina no local, já revelou grandes nomes do futebol brasileiro. O CE é um dos mais antigos da cidade, criado em 1918, já esteve presente no Desafio ao Galo entre os anos de 1975 a 1981, um dos principais eventos de futebol de várzea da capital. No penúltimo ano da década de 70, a equipe foi Campeã do mesmo desafio. A partida decisiva do campeonato foi memorável por ser a última que o radialista Raul Tabajara narrou pela Record. Ele sofreu um infarto no mesmo dia e faleceu.


Hoje, o foco do clube são as crianças e adolescentes. Elas começam a jogar futebol bem cedo e entram nas categorias de base, onde são treinadas e preparadas para competições. Ao todo são 4 categorias, da Sub-11 a Sub-14.

Revelações do CE Vila Guilherme


Atualmente, ex-jogadores do Centro da Coroa atuam em times como Palmeiras, São Paulo, Santos, entre outros. A exemplo do volante Paulinho, que jogou no time série A do Corinthians, David Bras, atual zagueiro do Santos, Pedro Geromel zagueiro do Grêmio, Andrezinho que está no Vasco da Gama, Elias Trianda que também jogou no Corinthians ou Adilson que praticamente “nasceu no Centro da Coroa” segundo Gil, o presidente do clube.


Há pouco tempo, o CE fez uma parceria com o Atlético Nacional da Barra Funda, para o Coroa participar do Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-13.


Uma das atuais promessas é Gabriel Martineles de 16 anos que joga no Ituano. O garoto está passando seu ultimo ano no Brasil, pois assinou contrato com um time Europeu e começará a jogar em 2018. Gabriel começou no Coroa na categoria Sub-9.


Outro que também que foi destaque no Campeonato Paulista de 2016 é Fabinho, que com apenas 12 anos, joga no Palmeiras e tem um contrato com uma distribuidora de materiais esportivos.


William Pedro Barros, de 13 anos, começou a jogar na equipe aos nove anos. “É um time fantástico e agora estou indo para o Cruzeiro”, contou o jovem sobre o CE.


O time Centro da Coroa conta com 120 atletas divididos em 6 categorias e mais 25 crianças que participam da recreação “Por mais que não se torne um jogador, tenho certeza; a carreira que escolher vai ter sucesso com muita disciplina, foco.” Diz Tadeu, responsável por todas as categorias de base.

 

Texto e Foto: Tainara Cavalcante - tainaracs@pefeitura.sp.gov.br