Equipe da SEME participa do Parapan-Americano de Jovens 2017

Os professores relatam que a experiência foi enriquecedora tanto na vida pessoal quanto profissional

 A edição do Parapan-Americano de Jovens deste ano foi realizada no final do mês de março, em São Paulo, no novo Centro Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes, zona sul da capital. O evento contou com a presença de professores da Secretaria de Esportes e Lazer, que realizaram trabalho voluntário no local.

A equipe da SEME desempenhou papéis importantes durante o Parapan. Carlos Kleber participou do processo de captação de voluntários da casa e ajudou os times de basquete em cadeiras de rodas, no controle do acesso à quadra, na preparação dos vestiários, entre outras funções. Maria Cecília fez parte do planejamento da abertura e foi até gandula do futebol de 5, destinado a deficientes visuais. Já Larissa Cristina Alves disponibilizou o material dos corredores antes das provas de atletismo e em atividades da natação e futebol de 5.

Professores de Centros Esportivos da Secretaria de Esportes e Lazer também foram voluntários. Vanessa Oliveira do CE Vila Guarani participou na elaboração artesanal do recorte de bandeiras, serviços de informação, como na acomodação das delegações de todos os países. Paulo Eduardo Ribeiro do CE Vila Independência realizou o cadastro dos atletas, divulgou resultados das competições, além de auxiliar esportistas nas modalidades, basquete, futebol de 5 e atletismo. Michel Isse Neto também do CE Jd. São Paulo contribuiu em provas como natação e futebol.

A competição propiciou momentos de emoção, com a dedicação e superação dos paratletas. No final, o esforço valeu a pena, já que o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking de medalhas. “A participação da SEME no nosso evento foi de extrema valia, pois por um lado pôde oportunizar aos professores da rede pública vivenciar um evento internacional com a chancela do Comitê Paralímpico Internacional; e por outro lado propiciou a aproximação entre o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, uma vez que ambos estão comprometidos com a missão de desenvolver com qualidade o esporte da cidade de São Paulo”, reconheceu Erinaldo Chagas, Gerente de Eventos do CPB.

Texto: Lílian Pacheco - loroso@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME