Virada Esportiva 2010 terá mais de duas mil atividades em todas as regiões da cidade

Maior evento esportivo ininterrupto do país conta com novas atividades e terá 36 horas de duração

Da redação

Sucesso de público nas três primeiras edições, a Virada Esportiva 2010 acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro e terá 36 horas de muita atividade. Esta edição terá algumas novidades como o Simulador de Asa Delta, os Jogos Ecológicos da Cantareira, o Swoop (salto de paraquedas a partir de um helicóptero) e a Virada no Gelo. A programação oficial do evento conta com mais de duas mil atividades espalhadas por todas as regiões da capital.

O objetivo da Virada é despertar na população a vontade de incluir na rotina diária a prática de atividades físicas. Entre os locais que receberão ações da Virada Esportiva neste ano estão: Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Nova Luz, Parque do Ibirapuera e da Cantareira, Represa Guarapiranga e a volta do Memorial da América Latina como palco.

Além dos eventos no centro da cidade, a Virada levará mais de mil atividades a locais como os Clubes Escolas, Clubes da Comunidade, Ruas de Lazer, parques, SESC´s, Conjuntos Habitacionais e outras áreas esportivas. A expectativa público é superar a marca de 2009, em que mais de 3 milhões de pessoas participaram das atividades esportivas.

A Virada Esportiva 2010 é organizada pela Prefeitura do Município de São Paulo e coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

Destaques da programação

Arena Radical – Atividades radicais como tirolesa, full pipe, bungee trampolim e parkour levarão muita emoção ao Vale do Anhangabaú. Além disso, o local terá o aguardado Simulador de Asa Delta, em que os participantes simulam o voo pendurados em um guindaste. (Vale do Anhangabaú – 10h de sábado às 18h de domingo)

Acqua Point – Aulas de stand-up e atividades recreativas na piscina do complexo esportivo do Pacaembu. Como de costume, o campeonato de bombas e barrigadas será o ápice do evento. (Pacaembu – Rua Capivari, s/nº - portão 23 - Sábado, das 9h às 16h)

Balada Esportiva – Atividades no escuro como o basquetrônico e o futetrônico farão parte das atrações da Rollerbrothers no Morumbi. (Rollerbrothers – R. Engenheiro Mesquita Sampaio, 807 – Morumbi – 17h de sábado às 5h de domingo)

Guarapiranga Radical, Virada Náutica e Travessia do Guarapiranga – Inúmeras competições e atividades na nova praia do paulistano, a represa de Guarapiranga. (Represa de Guarapiranga - Rua Antonio Segala, 102 – Riviera – Sábado e Domingo das 10h às 17h)

Remo no Rio Tietê – Centenário do S.C. Corinthians Paulista – profissionais farão uma mini expedição de remo em um dos principais rios da cidade, com parada programada em frente ao Parque São Jorge para comemoração do centenário do clube. (Largada próxima ao Parque Ecológico do Tietê - Domingo, das 9h às 12h)

Skate no Museu – Clínicas e competições de skate tomarão conta do Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga. (Parque da Independência no Pátio do Museu do Ipiranga – Domingo, das 9h às 18h)

Virada Noturna In Line – Patinadores farão um passeio noturno por pontos históricos da capital paulista. (Largada na Balada Esportiva – Rollerbrothers – R. Engenheiro Mesquita Sampaio, 807 – Morumbi - 22h de sábado às 2h de domingo)

Viradinha - Parque das Bicicletas e Parque do Carmo – Atividades recreativas e lúdicas para as crianças. (Parque das Bicicletas – Alameda Iraé, 35 – Moema / Parque do Carmo - Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Jardim Nossa Senhora do Carmo - sábado das 10h às 17h e domingo 09h às 14h)

Copa Centro Olímpico de Judô e Torneio de Vôlei do COTP – Unidade de excelência esportiva da Prefeitura promoverá competições de judô, vôlei, futebol, atletismo e ginástica olímpica que acontecerão no COTP. (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - Rua Pedro de Toledo, 1651 – sábado e domingo, das 9h às 16h)

Desafio do Mequinho - Enxadrista habilidoso, Mequinho desafiará, mais uma vez, inúmeros competidores simultaneamente no Parque Trianon. (Parque Trianon – sábado, das 14h às 22h e domingo, das 10h às 14h)

Esportes boêmios – Jogos boêmios como truco, sinuca, dardo, pebolim e jogos de tabuleiro estarão à disposição da população na Praça do Patriarca. (Praça do Patriarca – 10h de sábado às 14h de domingo)

Sumaré na Virada- Competições e apresentação com cães, skate downhill, rapel, tênis e outras atividades tomarão a Av. Sumaré durante a Virada Esportiva. (Avenida Sumaré, s/ nº - Perdizes – domingo das 10h às 16h)

Kart na madrugada – Baterias de kart em um local inusitado, a região da Nova Luz, no centro de São Paulo. (Nova Luz – 22h de sábado às 4h de domingo)

Arena Duas Rodas - O Trial prova de baixa velocidade onde o piloto deve controlar sua moto de maneira a transpor os obstáculos sem apoiar os pés no chão, é uma das atividades que acontecerão no Viaduto do Chá. Moto Wheeling e Freestyle MotoCross são as outras atrações do evento. (Viaduto do Chá - Centro – sábado e domingo das 8h às 17h)

Esgrima na Virada – Clínicas e oficinas gratuitas de esgrima para toda a população na Avenida Sumaré. (Memorial da América Latina – domingo, das 9h às 18h)

Rugby na Virada Esportiva – Clínicas, festivais e exposição da modalidade no Parque Villa Lobos. (Parque Villa Lobos - Av. das Nações Unidas, 4777 – sábado e domingo, das 9h às 18h).

Super Peneiras – Os clubes de São Paulo (Corinthians, São Paulo e Nacional) e Pão de Açúcar A.C. farão peneiras para selecionar novos talentos para suas equipes. (São Paulo Futebol Clube - Estrada da Cumbica, 405 - Jd. Aracati / Nacional Atlético Clube - Av. Marques de São Vicente, 2477 / Sport Club Corinthians Paulista - Clube Escola Tatuapé - Rua Monte Serrat, 230 – Tatuapé / Pão de Açucar A.C. – Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani – sábado, das 9h às 17h).

Futebol 24 horas – Clubes da Comunidade espalhados pela cidade terão partidas de futebol durante as 24h da Virada Esportiva. (Campos de várzea - 10h de sábado às 10h de domingo)

Jogos da Diversidade – Modalidades esportivas só para o público simpatizante à diversidade sexual de São Paulo. (C. R. Tietê – Av. Santos Dumont, 843 – Ponte Pequena – próximo ao Metrô Armênia – sábado, às 20h)

Zouk Móvel Sampa – Apresentações de dança de rua e balada na Marquise do Ibirapuera e no Memorial da América Latina. (Parque do Ibirapuera e Memorial da América Latina – sábado, das 14h às 21h)

Arena Digital – Cinco tendas com games e consoles diferentes prometem levar a galera ao delírio. São várias opções de divertimento para quem não tem acesso a tal tecnologia, com o objetivo de mostrar a proximidade atual entre a plataforma digital e a atividade físico-esportiva. (Memorial da América Latina – sábado das 10h às 23h e domingo das 8h às 17h)

Jogos Ecológicos da Cantareira – Diversas atividades que envolvem o meio ambiente estarão disponíveis durante a Virada Esportiva nos parques da região da Cantareira. Arvorismo, Jipe e Quadriciclo Off Road, Rapel, Escalada, são só algumas das atrações do evento. (Parques da Serra da Cantareira – sábado e domingo das 9h às 18h)

Pelota Basca – Único espaço disponível para a prática deste esporte incomum, o C. A. Paulistano abrirá suas portas ao público da Virada Esportiva. Trata-se de um jogo parecido com o squash, no qual ao invés de uma raquete, os jogadores usam uma rede enorme para trocar boladas com a parede e seus adversários. (C. A. Paulistano – R. Honduras, 1400 – Jardim América)

Air Show Festival – O autódromo de Interlagos será palco de uma corrida diferente. Ao invés dos automóveis, os paraquedistas disputarão uma prova que é novidade no país. O Swoop é uma modalidade em que os atletas saltam com um paraquedas pequeno, de precisão, e precisam pousar em um espaço delimitado. (Represa do Guarapiranga – Praia do Sol – domingo das 9h às 17h)

A programação completa está no site www.viradaesportiva2010.com.br