Centro Olímpico oferece todas as provas do Atletismo gratuitamente

Modalidade mais tradicional das Olimpíadas tem cerca de 100 alunos matriculados no COTP

Desde os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, as competições de velocidade já se faziam presentes. A prova mais antiga era chamada de stadio. Os atletas percorriam nus a distância de 192 metros na disputa para ver quem era o mais rápido. O tempo passou, chegaram os Jogos Olímpicos da Era Moderna e hoje todos correm devidamente trajados.

A presença desde o início torna o Atletismo a modalidade mais charmosa das Olimpíadas. O principal astro dos últimos anos é Usain Bolt. Tricampeão dos 100m e dos 200m, o jamaicano tem também o recorde mundial da prova mais rápida, percorrendo 100 metros em 9,58 segundos em 2009, na Alemanha.
No Brasil, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ganhou destaque a prova do Salto com Vara. O brasileiro Thiago Braz conquistou o ouro inédito ao saltar 6,03 metros – recorde olímpico.

Essas duas provas e todas as outras do Atletismo estão disponíveis à população no Centro Olímpico. Os candidatos devem ter de 10 a 17 anos de idade e não precisam ter nenhuma experiência anterior. A avaliação é feita no dia da peneira e os próprios treinadores encaminham o atleta para a prova onde ele tem mais aptidão.

As peneiras acontecem em todas as últimas terças-feiras dos meses em 2017, com exceção feita a fevereiro (por conta do Carnaval) e dezembro (por conta do Natal). Nesses casos, o teste é antecipado em uma semana (a penúltima do mês).

Os candidatos devem comparecer de camiseta, bermuda e tênis, munidos de um atestado de matrícula na rede escolar (pública ou particular), um atestado médico que autorize a prática de exercícios físicos e o Requerimento de Participação em Peneira preenchido (clique aqui para baixar o PDF).

Todos os atletas menores de 13 anos deverão estar acompanhados dos pais (ou responsável). A partir dos 13 anos, o candidato poderá ir sozinho à peneira, mas deverá levar uma cópia do RG de um responsável.

 

Texto e fotos: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br