Centro Esportivo Tatuapé completa 40 anos de história

Funcionários e frequentadores comemoram a data

Localizado no tradicional bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, o CE de mesmo nome completou quatro décadas este mês. Ao todo são 95.000m2 distribuídos em áreas de lazer, que podem ser utilizadas por pessoas de todas as idades. O espaço conta com dezenas de atividades e já chegou a receber 1.600 visitantes por dia.

Este grande clube também ganhará um CEU (Centro Educacional Unificado). Por isso o CE agora passa por reformas, mas a maior parte da programação diária ainda funciona, como: as aulas de dança de salão, capoeira, Karatê, kickboxing e alongamento.

Wilson Pereira, 53, trabalha há mais de dez anos como professor de dança no local e comenta que na maior parte do tempo dedicava-se como voluntário. Com um sorriso estampado no rosto, ele relata a experiência de frequentar o espaço: “O Centro Esportivo significa tudo. Isso é o que eu gosto de fazer, por isso eu fiquei tanto tempo como voluntário”.

Entre os funcionários, José Aparecido – mais conhecido como “Sr. Nenê” – destaca-se. Atualmente com 52 anos, ele conta sobre a dedicação e carinho ao Centro Esportivo. “Entrei aqui com apenas 18 anos de idade e sempre me dei muito bem com todos. Afinal, 35 anos não são 35 dias”.

Alguns ambientes recreativos do Clube fazem sucesso entre a 3ª idade, como a quadra de Bocha e os espaços multiuso. Reunido com os amigos em uma partida de Tranca, o Sr. João Antônio Rosa de apenas 79 anos – como ele mesmo destaca – se diverte. Segundo ele, tudo começou desde a abertura do CE em 1976. “Eu tenho até uma fotografia do dia em que a iluminação do campo de futebol foi inaugurada”, comenta.

O CE funciona de segunda a sábado, das 08h às 21h. Para tornar-se sócio do clube, basta solicitar a carteirinha levando o RG e comprovante de residência.

Endereço: Rua Monte Serrat, 230 - Tatuapé
 

A história de um campeão

Um dos grandes destaques do Centro Esportivo Tatuapé é o atleta Jackson Aparecido dos Santos. O lutador de Kickboxing tem somente 20 anos, mas já acumula os títulos de campeão e vice por 3 vezes no Campeonato Paulista da modalidade. Além disso, ele também participou do WGP e do Campeonato Brasileiro. Mesmo jovem, Jackson participou de 38 lutas, sendo 8 derrotas e 30 vitórias.

Criado em Tocoios, interior de Minas Gerais, o atleta comenta que desde pequeno queria ingressar no esporte. Hoje, já atuante na modalidade, ele conta: “Faço isso realmente porque gosto; faço por amor”.





Texto: Daniel Alves - dalves@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Estela Gomes – ecgomes@prefeitura.sp.gov.br