A psicologia do esporte melhora o rendimento dos atletas

Psicóloga da SEME acredita que ainda falta valorização da Psicologia dentro do meio esportivo

 Em conversa com Adriana Justino, uma das psicólogas da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, é possível perceber a real importância da Psicologia do esporte, tanto no desenvolvimento das metas pessoais dos atletas, quanto das equipes.


 Adriana trabalha há sete anos no Centro Olímpico da SEME e atende atletas com idades entre 7 e 25 anos, como os jogadores de vôlei, além de alguns times de futebol, handebol e luta olímpica. As outras três psicólogas da Secretaria acompanham as demais modalidades como natação, ginástica artística, basquete, etc.


 As atividades realizadas no centro médico, geralmente envolvem dinâmicas de grupo e a depender da situação há atendimento individual. Segundo Adriana, os atletas mostram uma melhoria significativa na concentração, nos resultados e na confiança tanto individual quanto da equipe.


 Quando há algum fator emocional, que foge da área esportiva, o atleta é aconselhado a procurar outros profissionais, pois a psicologia da SEME é focada no esporte e no seu rendimento.


 O nervosismo é muito comum nas finais das competições e isso gera ansiedade nos atletas, por isso, a parte técnica também é levada em consideração. O treinador pode trabalhar em conjunto com as psicólogas para melhorar tanto os resultados como o aspecto emocional do grupo. Elas participam ativamente da rotina dos atletas, discutem lances e assistem aos jogos.


 Para Adriana, ainda existe preconceito com a Psicologia de uma forma geral no Brasil e não é diferente com a área esportiva, mas a importância da mesma é inegável. Após as dinâmicas, as relações se fortalecem e as equipes ficam mais unidas.


 Adriana Justino trabalhou com assistência social antes de seguir na carreira esportiva. Ao perguntarmos como é trabalhar na SEME, respondeu com um sorriso no rosto: “Ahh, eu amo estar aqui”. É com esse amor que ela e as psicólogas da SEME fazem a diferença na vida dos atletas e de alto rendimento.

Texto: Lílian Pacheco - loroso@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Daniel Alves - dalves@prefeitura.sp.gov.br