Estádio do Pacaembu completa 76 anos

O charmoso e histórico monumento paulista faz aniversário nessa quarta-feira, 27

 Há exatos 76 anos, o bairro do Pacaembu inaugurava aquele que seria o palco das mais inesquecíveis histórias do esporte brasileiro. Localizado na região central da cidade de São Paulo, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, ou simplesmente o Estádio do Pacaembu, é o principal cartão-postal do futebol paulista desde o dia 27 de abril de 1940.

A cerimônia de abertura, que contou com a presença do presidente Getúlio Vargas, o interventor Adhemar de Barros e o prefeito Prestes Maia, além do mais de 50 mil espectadores, teve show pirotécnico e uma revoada de cinco mil pombos para contemplar o complexo esportivo mais moderno da América do Sul, com o ginásio poliesportivo, a piscina olímpica, a quadra externa de tênis, uma quadra poliesportiva, pista de atletismo, salas de ginástica, posto médico e um salão nobre.

Futebol

O “Paca” foi por muito tempo considerado a casa do clube mais popular de São Paulo. O Corinthians é o time que mais mandou jogos no estádio. Já o clube que mais levantou troféus nos gramados do Pacaembu foi o Palmeiras, com 26 ao todo. Apesar disso, nenhum dos dois detém o recorde de público, que pertence à torcida do São Paulo. 71.281 torcedores lotaram as arquibancadas no dia 25 de maio de 1942 para ver a estreia de Leônidas da Silva, o Diamante Negro, com a camisa do Tricolor contra o arquirrival Corinthians. Na ocasião, a partida terminou empata com 3 gols para cada lado.

Mas não foram só os times paulistas que marcaram presença nessa história. A Seleção Brasileira, principalmente entre a década de 50 e 60, disputou muitos torneios e também amistosos contra seleções de todo o mundo. O primeiro deles foi no dia 17 de maio de 1945, com uma sonora goleada por 4 a 0 em cima do Uruguai. A Copa de 1950 também teve a honra de passar pelos gramados do Pacaembu. O Brasil enfrentou a Suíça no dia 28 de junho daquele ano, e saiu com um empate, mesmo após estar duas vezes na frente do placar.

A Seleção Brasileira Feminina também fez história. Nas primeiras edições do Torneio Internacional Cidade de São Paulo, disputadas no Pacaembu entre 2009 e 2012, as atletas só não levaram o caneco em 2010, quando a seleção canadense sagrou-se campeã. De resto, soberania canarinho. Três títulos contra México e Dinamarca duas vezes da equipe liderada por Marta.

Além do futebol

Não é só do esporte bretão que foi escrita a história do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. A maior lenda do pugilismo nacional deu seus primeiros jabs, ganchos e diretos no ringue do Pacaembu. Éder Jofre, em 1943, ainda na categoria mirim, venceu o filho de um dos alunos de seu pai. Anos mais tarde, ele se tornaria multicampeão na modalidade.

Recentemente, o rugby ganhou espaço, e no lugar das traves retangulares que o torcedor está acostumado a ver, vieram outras traves em forma de “H”. A Seleção Brasileira, conhecida como Os Tupis, enfrentou a Alemanha no dia 04/12/2015 e atraiu ao estádio nada menos que 10.460 torcedores, que viram os europeus vencerem por 31 a 7.

Além do esporte

As décadas de 1980 e 1990 ficaram marcadas como o período de grandes eventos musicais no Pacaembu. Tina Turner foi a primeira delas, em 1988. Luciano Pavarotti, em 1991, também levou uma multidão ao estádio. Rolling Stones, Paul McCartney, Black Sabbath, Slayer, Kiss, Alice Cooper, Ozzy Osbourne, Skid Row, Iron Maiden... Os Monstros do Rock certamente levaram o público paulistano ao delírio.

Outro evento marcante foi a visita do Papa Bento XVI, em 2007. Milhares de fiéis ocuparam os arredores e as arquibancadas do Pacaembu para saudar o pontífice em seu papamóvel.

Dias de hoje

O Pacaembu continua como encontro de atividade esportiva e de lazer para a população paulistana. Através de projetos como o Manhãs Olímpicas, milhares de crianças de escolas públicas, ONGs, Centros Esportivos e CDCs da SEME podem participar das oficinas esportivas organizadas todas as sextas-feiras no gramado do Pacaembu.

O Diretor do estádio, Mauro Sernardes Castro, diz que o sucesso do programa apenas confirma a relação história do munícipe e associado com o “Paca”. “Você vê a ansiedade da criançada quando chega e a satisfação no rosto dela quando sai e percebe que é algo ímpar. Se deixar, elas brincam o dia todo”, afirma.

Recentemente, a piscina do complexo esportivo passou por sua maior reforma desde a sua inauguração.

Endereço: Rua Charles Miller - Pacaembu
Telefone: (11) 3664-4650

 

Texto: Guilherme Guidetti
gguidetti@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Arquivo SEME