Centro Olímpico conquista título no atletismo Brasileiro Sub-20

COTP é campeão pela primeira vez na categoria

Em uma decisão emocionante, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) conquistou o inédito título Sub-20 Brasileiro de Interclubes.
A competição foi em São Bernardo do Campo e durou três dias, com o início na sexta-feira, 15 de abril. O campeonato foi divido em duas categorias, feminina e masculina, e a maior soma dos pontos de ambos daria o título.

Na categoria Sub-20, a maior dificuldade, segundo Victor, supervisor técnico de atletismo do COTP, foi enfrentar os mais de 70 clubes do país inteiro que começaram a contratar atletas que tiveram destaque, algo que não acontece no Centro Olímpico.

A diferença do 1° e 2° colocado foi de um ponto, decidido na última prova da competição. “Ganharam por um ponto na última prova (revezamento 400m – o atleta superou o adversário faltando 5m) e ele passou, ele passou. Até arrepia de lembrar”, conta o técnico.

“Eu dedico essa vitória, lógico aos atletas, mas principalmente ao investimento lá trás que a gente fez nos profissionais, nos treinadores daqui. Sem profissional, você não faz o trabalho”, afirma Victor, orgulhoso de sua equipe.

Jin Su Leonardo, 3° colocado de salto com vara, lembra como começou no esporte. “Desde criança, na segunda série, tinha um campeonato de salto em distância. Colocavam uma corda na quadra e eu falava “mãe, vou ganhar uma medalha para você”. Eu treinava perto de casa numa pracinha de barro”. Como exemplo sua própria história, o atleta destaca a importância do investimento do esporte nas escolas e a falta dele hoje em dia.

“Todo mundo nasce com um talento, só precisamos descobri-lo e trabalhá-lo”, reforça Lucca Leonardo, 2° lugar no salto com vara. O atleta conta que o diferencial do Centro Olímpico é o clima nos treinos.“Quando a gente está bem, vem à motivação. Quando a gente está mal, vem a equipe”.

A colega de equipe deles, Larissa Oliveira (9° em lançamento de dardo e arremesso de peso), conta que todas as vezes que há uma seletiva no Centro Olímpico, os atletas batem palmas para os mais novos ao chegarem.

Com sorriso de orelha a orelha, Rodrigo Pinheiro (8° em lançamento de disco e 12° em arremesso de peso) afirma “se não tiver paixão pelo que faz nada vai dar certo. Tem que querer, tem que ter força de vontade”.

 

Texto: Estella Gomes - ecgomes@prefeitura.sp.gov.br

Foto 1: Publicação site CBat

Demais Fotos: Mariane Barbosa - marianebarbosa@prefeitura.sp.gov.br