Projeto "Elas” conta com apoia de técnico da Seleção Brasileira de Handebol feminino

O dinamarquês Morten Soubak concedeu entrevista coletiva no CE Lapa

 

Ganhar um título de nível mundial, seja qual for a disputa, não é para qualquer um. O primeiro, então, a gente nunca esquece. Dessa forma, não é exagero nenhum afirmar que Morten Soubak tem seu nome gravado na história do handebol brasileiro. Nascido em Fodby, paróquia localizada no condado de Storstrom, o dinamarquês concedeu entrevista coletiva na quarta-feira, 13, no Centro Esportivo Lapa (Pelezão) para falar do Projeto Elas ao lado de Ricardo Santos, coordenador do Centro Esportivo, e Carlos Casalino, apaixonado pela modalidade e idealizador do projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

 

O Projeto Elas tem como objetivo proporcionar um espaço para a prática do Handebol às mulheres da cidade, além de buscar parcerias com federações ou empresas privadas para a disponibilização de cursos para profissionais de Educação Física que dê especialização na modalidade. “Há muitos clubes de handebol dentro da cidade, mas são poucos lugares que permitem a iniciação e o desenvolvimento da atleta. Claro que procuraremos ajudar as meninas a evoluir, chegar a um alto nível e até disputar jogos contra outras equipes, mas elas precisam primeiro ter onde praticar”, explica Carlos Casalino.

Mulheres de todas as idades poderão participar das aulas, de acordo com idade e/ou porte físico. A princípio, há quatro faixas etárias: de 8 a 12 e de 13 a 16 anos (Elas “Kids”), de 17 a 29 anos (Elas) e de 30 anos para cima (Elas “Sênior”). Porém, segundo Carlos, há flexibilidade quanto à sua categoria de acordo com os horários. Cada caso será analisado individualmente.

Para Morten, após o título mundial e os bons resultados recentes em competições internacionais, há um olhar mais atento para o handebol nacional. Ainda assim, ele não vê um grande avanço e apoia iniciativas como a de Carlos. “Eu não sei qual a forma de fazer com que Brasil e Dinamarca tratem o handebol da mesma maneira. Na Dinamarca, o handebol é o esporte principal. No Brasil, é o futebol. É diferente. Mas eu sei que, quanto mais gente ajudar, melhor”, afirma o técnico da seleção brasileira feminina.


Quem se interessar em participar, quiser mais informações ou até mesmo contribuir com o projeto com espaços para a prática do esporte, poderá entrar em contato direto com o Carlos Casalino através do e-mail c.casalino@terra.com.br ou, também, pelo telefone (11) 99995-2802.

 

Texto: Guilherme Guidetti – gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Mariane Barbosa – marianeoliveira@prefeitura.sp.gov.br