Inclusão social: Clube dos paraplégicos recupera vidas e forma campeões

“Faz poucos dias que cheguei ao clube mas já me sinto em casa”, diz Thais Barreto, 22 anos

O que você faria se não pudesse mais andar? Você já imaginou como seria sua vida em cima de uma cadeira de rodas? Quando isso acontece muitos colocam barreiras e preconceitos como dificuldade. O Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP) faz um trabalho de socialização através do esporte.Desenvolve atividades físicas para cegos e cadeirantes, com o intuito de mostrar que nunca é tarde para vencer novos obstáculos e superar os próprios limites.

Fundado em 1958 por Sergio Del Grande, foi o primeiro clube do país a disponibilizar esporte gratuito para deficientes físicos. “Aqui é a casa dos paraplégicos”, afirma, João Bentim, 63 anos, presidente do clube.

O CPSP conta com 250 freqüentadores. Trabalha tanto com paratletas profissionais quanto amadores. A partir dos sete anos qualquer pessoa pode frequentar o clube – que fica na Av. Pedro de Toledo,1651, sede do Centro Esportivo Ibirapuera. O clube oferece diversas modalidades adaptadas para deficientes, como: atletismo, vôlei, basquete, natação, bocha, halterofilismo (levantamento de pesos) e dança esportiva. Para participar do clube basta comparecer no local.

 Quem se destacar nas atividades pode fazer parte do time oficial e participar de campeonatos. Nove atletas do clube foram convocados para os jogos Para-Americanos, que aconteceu no Canadá. Todos conquistaram medalha.

A natação foi representada por Esthefany De Oliveira Rodrigues e Paloma Garcia, no vôlei feminino Paula Angelotti, no masculino Guilherme Lourenço, Wescley Conceição de Oliveira,Vagner Batista da Silva, Guilherme Borrajo Faria, Levi Cesar Gomes e no Halterofilismo Alexsander Whitaker dos Santos.

Btsaida Cavalcante, 28, professora de atletismo, afirma que qualquer pessoa pode praticar esporte – basta se adaptar as atividades.Por conta disso, o clube faz uma avaliação técnica que define a melhor modalidade para o participante.
Aqueles com dificuldade de transporte podem utilizar o Serviço de Atendimento Especial – Atende. O serviço é oferecido pela prefeitura de São Paulo aos portadores de deficiência física. Vans adaptadas passam de porta em porta gratuitamente, de segunda à sexta, das 7h às 20h. Basta fazer a inscrição no site

Esnaldo Rodrigues do Santos, 40 anos, é o freqüentador mais antigo do clube. Começou a jogar basquete desde os 12 anos. Sofreu uma lesão no ombro, e mesmo assim, continua freqüentando o clube. “Aqui pra mim é tudo e não trocoisso por nada”.

Thais Barreto, 22 anos, perdeu a perna esquerda em um acidente em 2013. Colocou a prótese e começou a praticar esporte. Hoje ela é uma das alunas do atletismo. “Faz poucos dias que cheguei ao clube mas já me sinto em casa”.

 

Texto: 

Willian Barbosa - wpsbarbosa@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Willian Barbosa - wpsbarbosa@prefeitura.sp.gov.br

Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br                                             

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!

#Esporte #Inclusão Social #Socialização #Atletas #Parapan #programaAtende