Entrega de convênios voltados ao esporte é celebrada na ECOLE

Vários representantes de CDCs e demais entidades compareceram à cerimônia

Ter acesso ao esporte é uma das maneiras de afastar os jovens das ruas. Muitos ídolos das mais diversas modalidades cresceram em regiões carentes e hoje, graças a elas, conseguem viver de maneira digna. E na terça-feira, 18, a SEME deu mais um passo em direção à inclusão social através da prática esportiva.

No prédio da ECOLE, o Secretário Celso Jatene assinou os 19 convênios destinados a Clubes da Comunidade e Entidades Esportivas, Culturais e Assistenciais sem fins lucrativos. Os investimentos terão aplicação no programa Clube Escola e também para o início dos trabalhos na 2ª etapa do Temático de Lutas, presente nos 49 Centros Esportivos e nos 46 CEUs com dez modalidades diferentes. A meta da secretaria é superar o número de 20 mil alunos nos temáticos até o fim de 2015. Cada convênio possibilitará o atendimento de até 180 alunos. “As entidades têm direito de escolher uma modalidade para assinar o convênio e desenvolver um trabalho em cima dela”, explica o Secretário. A proposta é que as atividades se estendam também para lugares públicos, como praças ou demais terrenos. “Dessa forma, abrimos o leque para além dos equipamentos esportivos”, finaliza.

A ex-tenista e medalhista pan-americana Patrícia Medrado foi uma das pessoas que assinaram o convênio juntamente ao Secretário. Representante do Instituto Patrícia Medrado e da Organização Social Esporte Brasil, ela tem a intenção de levar o tênis para mais duas unidades da SEME. “No nosso caso, trazer uma modalidade tida como elitizada a custo zero para a população é muito importante para a transformação na vida dos jovens”, afirma Patrícia, que já leva a prática do esporte em que foi profissional a outros 16 locais da zona sul.

 

Outro exemplo de atleta que já foi campeão e hoje ajuda a levar esporte gratuito para a cidade é Paulo Zorello, atual presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing e tricampeão mundial dessa arte marcial que está presente em 15 Centros Esportivos. Com o convênio, ele pretende ampliar o número de alunos atendidos e destaca a necessidade de mais ações desse tipo. “Essa parceria com a SEME serve o fomento do esporte”, diz.

E é claro que o futebol não seria deixado de lado. Edmilson Pereira, presidente do Abrigo Educacional Toque Para o Futuro, também esteve presente na cerimônia e não esconde a felicidade em poder fazer um trabalho de qualidade com os professores e alunos da zona norte. Segundo ele, antes prevalecia o trabalho voluntário de pessoas da comunidade. “Agora, com essa ajuda, poderemos contratar profissionais”, completa Edmilson.


Quer ver mais fotos da SEME? Clique aqui.

Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Stephanie Frasson - sbffranco@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!