Empoderamento e pratagonismo

Auditório Elis Regina recebe 4º Conferência do Idoso

As pessoas da terceira idade são um dos maiores patrimônios que o ser humano possuí. São elas que guardam informações grandiosas a respeito da vida e da existência. Muitas delas já presenciaram episódios importantíssimos para a história, como guerras e avanços tecnológicos e, por isso, devem ser sempre valorizadas.

Diante dessa verdade, aconteceu nesta quinta (02), no auditório Elis Regina, no Anhembi, a abertura da 4ª Conferência do Idoso. No local, cerca de 700 pessoas, entre idosos e representantes políticos discutiram a respeito da importância do protagonismo e empoderamento na considerada "melhor idade".

Às 14h30 aconteceu a solenidade de abertura com o Coral do Centro de Referência da Cidadania do Idoso- CRECI. Regidos pelo Maestro Manuel Xavier, os cantores embalaram à plateia com músicas conhecidas da nossa MPB, sendo “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, uma das entoadas.

Logo após, a mesa foi composta com a presença das Secretarias Municipais, do Grande Conselho Municipal do Idoso, da Coordenação de Políticas para Idosos e demais autoridades: Rubens Casado (Presidente do grande conselho municipal do idoso); Denise Mota Dau (Secretaria Municipal de Políticas para mulheres); Eduardo Suplicy (Secretario Municipal dos Direitos Humanos); Alexandre Padilha (Secretario Municipal de Relações Governamentais); Guiomar Silva Lopes (Coordenadora de Política para Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania) e Cristina Resende (representante da Secretaria Municipal de promoção da igualdade racial).


O intuito da Conferência é apontar os problemas recorrentes na vida dessa parcela da população, como saúde, transporte e moradia. Além disso, buscar alternativas e dar voz a quem busca ter voz dentro de uma sociedade que esquece que envelhecer é um ato natural e acontecerá com todos, conforme afirmou a representante da Secretaria de Esportes Lazer e Recreação, Dineia Cardoso.

A Plenária inicial apresentou a leitura e votação do Regime Interno da Conferência. Nesta sexta-feira (03) foram encaminhados os participantes para os Grupos de Trabalho, as inscrições e eleição dos candidatos a delegados (representantes para participar da Conferência a nível municipal, estadual e nacional com direito a voz e voto nos grupos e plenárias) e a Plenária Final.

O Secretario Municipal dos Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, também se pronunciou a respeito da Conferência do Idoso e sua importância: “uma oportunidade formidável para que as pessoas idosas possam expressar seus anseios junto às secretarias. Momento de confraternização entre esses povos”.

Texto: Ludmilla Florêncio - ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Francisco Pinheiro -fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!