O coração sertanejo da Copa SP14

Conheça a história do “mineirinho” de Goiás

Ele veio de um município com pouco mais de 15 mil habitantes para realizar o sonho de ser jogador. Seu nome é Kaina Correia Caixeta Silva, o “mineirinho”, que joga pela seleção de Itaquera. Nascido em Orizona, interior de Goiás, o volante ganhou este apelido porque os meninos do time confundiam seu sotaque: “Eles dizem que eu pareço mineiro falando, aí o apelido pegou”, confessa o jogador.

De uma família com tradição no esporte, Kaina revela: “Meu pai já foi jogador profissional, meu avô, meus tios por parte de pai e um por parte de mãe. Sou a terceira geração de atletas na família. Ou seja, tá no sangue.” Ele ainda nos conta que seu nascimento foi literalmente um milagre: “Eu não podia nascer, pois minha mãe não podia ter mais filhos. Mas aqui estou eu!”, comemora o jovem.

Para o pai de Kaina, Wellindon Silva, as qualidades do garoto saltam aos olhos: “Apesar de ter sido jogador também (profissional até 2007), vejo meu filho com qualidades diferentes das minhas. Ele é bom marcador e guarda bem a posição em campo. Quando vai à frente e bate em gol, tem um chute muito forte e certeiro”. Wellindon ainda revela que pega firme com o menino: “Ele já vive uma vida de atleta, com cobranças minhas e tudo mais. Ou seja, sonho é dele , mas continua sendo o meu também”. Ele ainda acrescenta: “Me orgulho do Kaina, ele é um ótimo filho e muito responsável. Tranquilo e focado na carreira dele.”

O adolescente não se lembra de quando deu seus primeiros passos no futebol, mas acredita que o talento literalmente falou mais alto: “Eu aprendi a jogar bola na rua, comecei a jogar e aprendi por mim mesmo”. Para o técnico Gilberto Roque, a dedicação do rapaz faz toda a diferença: “Ele é um bom volante, jogador aplicado e educado. Sabe sair jogando e ajuda na marcação”. Fora dos gramados, seu comportamento também é destaque: “Ele é bom de turma e de família”, acrescenta.
 

“Eu bem queria continuar ali, mas o destino quis me contrariar (...)”

E não demorou muito para que o baixinho viesse para a cidade grande. Logo aos 13 anos, no início de 2015, Kaina tomou uma das decisões mais importantes de sua vida: sair de sua cidade natal e vir para a capital paulista morar com a avó e o pai: “A mudança foi difícil, pois eu não conhecia ninguém”. Sobre seu sotaque diferente, ele diz que leva na esportiva: “ainda sou muito zoado por causa do meu sotaque, mas levo na boa”.

A saudade de casa é grande: “Sinto falta de comer pamonha, a de lá é diferente. Pão de queijo e quiabo também. Tenho muitas saudades da minha família”. Mas, fica só na vontade mesmo. Para ele, seu lugar é aqui: “Meu negócio é metrópole. Cidade pequena eu não gosto”.

Nas horas vagas, Kaina revela o romantismo do garoto do interior: “Gosto de namorar”. Já nas músicas, é eclético: “Rock clássico é o que mais escuto. Mas também gosto de funk, pagode, sertanejo. Depende do momento”. O atleta também é estiloso, sempre joga com uma camiseta de mangas compridas por baixo do uniforme. Seria um “treinamento” para jogar no exterior? Ele revela: “É estilo, me sinto melhor assim”. Ele ainda confessa: “Sempre jogo com o terço que minha vó me deu na mão”.

Além de torcer para o Santos, o “mineirinho” sonha em jogar no Paris Saint-Germain e diz ter dois grandes ídolos, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos: “RC porque ele é pequeno , forte, e por causa da história dele. O Ronaldinho porque ele é um jogador completo e ele não joga, dá show“. Se não estivesse no mundo da bola, o garoto não pensaria duas vezes, seria arquiteto: “Por causa do salário e porque sou muito bom em desenhos”.

Para os amigos do time, a determinação e o bom humor de Kaina chamam a atenção: “O mineiro é um bom amigo, esforçado, raçudo, não tem medo , é um bom atleta. Ele é muito engraçado também, dentro e fora de campo”, diz Luiz Felipe Matias. “Moleque humilde e amigo. Como jogador é exelente, joga muito e tem futuro. Torço muito pra ele realizar os sonhos dele”, completa Henrique Silveira. “Ele é diferenciado, muito divertido, dedicado, educado e além de tudo, um grande amigo. Uma pessoa que sempre quer o bem das outras”, acrescenta Mikael Victor.
 

 

FICHA TÉCNICA

Nome: Kaina Correa Caixeta Silva
Nascimento: 26/03/2001
Mãe: Rosana, Radialista
Pai: Wellindon, Instalador de Móveis
Irmãos: Tem quatro
Sonho: Ser jogador de futebol
Inspiração: “Ver o Ronaldinho Gaúcho nos vídeos ”
Time: Santos
Ídolo: Roberto Carlos
Posição em que joga: Volante
Escola: 9º ano/8ªsérie
Se não fosse jogador, seria: Arquiteto.
 

Texto e Fotos: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!