Kaká da Zona Sul

Seleção de Cidade Ademar conta com craque nos gramados e nas salas de aula

Estudioso, tranquilo, ex-modelo, um pouco tímido e atual craque de Cidade Ademar. Se o Butantã tem o Neymar da zona oeste, o único representante da zona sul na reta final da Copa SP14 tem Kaká. Muito prazer, esse é Mateus Borba Cavalcanti.

O apelido não veio por acaso. Em outras temporadas, o meia já usou um corte de cabelo bem parecido com o do astro revelado pelo time do Morumbi. Aliás, o tricolor paulista é uma das maiores paixões de Mateus. “O São Paulo tem o melhor elenco do Brasil, eu acho q só falta os jogadores ter mais raça”, analisa o jogador, que se lembra do elástico de Ilsinho no zagueiro do Corinthians, Alessandro, em 2011, até hoje. Como Cidade Ademar já conta com um Mateus no elenco, o apelido “pegou”.

A família de Kaká também tem o coração tricolor. Incentivo não falta! O pai é zagueiro no futsal. Anderson Cavalcanti também é o maior crítico de Mateus no esporte: “como jogador, ele é lento, mas tem bom passe”, observa. Por conta da mudança de cidade, realizada em 2014, o atleta ficou um ano sem jogar. Mesmo com a pausa, o professor Rogério só tem elogios para o desempenho de Kaká: “Ele é um jogador muito técnico, inteligente, meia nato, de origem. Tem uma excelente visão de campo. É um dos principais da equipe”, declara. Kaká já foi federado e chegou a jogar futsal. O atleta também já defendeu o Jd. Niterói na Taça Cidade de São Paulo de Futebol Masculino.

Anderson só conseguiu acompanhar o treino de quarta-feira (08) porque teve um compromisso profissional em São Paulo. Atualmente, a família de Mateus mora em Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo. Para disputar a Copa SP14, Kaká se divide entre as idas ao colégio, na cidade de Cotia, e os treinos para a competição, no Jardim Niterói. Para a sorte do garoto – e da equipe – os avós paternos e maternos de Kaká vivem em Cidade Ademar. Com a rotina corrida, o craque faz alguns sacrifícios de vez em quando. Na segunda (06), Mateus não foi treinar para fazer uma prova na escola.

Desde os dois anos de idade, Kaká manifesta a boa relação com a bola nos pés. Caso o futebol não seja uma opção profissional viável para o atleta, ele já tem plano B: “Ele só tira notas boas, vários 10, na verdade. Se um dia o futebol não der certo, ele terá sucesso em outras áreas”, conta Anderson. Craque na matemática, o garoto quer ser engenheiro ou médico quando crescer. Antes de ser futebolista, Mateus chegou a ser modelo entre os nove e dez anos.

A personalidade é outra marca registrada de Kaká. O meia é quieto, foge de brigas e faz novas amizades com facilidade. “Os professores falam que ele é muito maduro e responsável”, afirma Renata Borba. A mãe coruja é a maior fã de Kaká no Facebook. Ela curte e divulga todos os conteúdos relacionados ao craque de Cidade Ademar. “O único problema é que ele fica muito tempo no computador e em jogos online. Temos que ficar controlando. Mas isso é o normal da idade”, ressalta.

O bom passe de Kaká poderá ser apreciado amanhã (11), a partir das 15h, no Estádio do Juventus. Três ônibus sairão do Jardim Niterói rumo à Mooca. A família e os amigos de Mateus Borba vão marcar presença na Rua Javari. “Nosso time é bastante confiante e só precisa prestar mais atenção no jogo”, avalia Mateus, que vai combinar tranquilidade e confiança para tentar levar o troféu da Série Prata para a zona sul da cidade.

Nome: Mateus Borba Cavalcanti
Nascimento: 16/01/2001
Mãe: Renata Borba, analista de mercado
Pai: Anderson Cavalcanti, administrador
Irmãos: Não tem
Sonho: Ser jogador de futebol
Inspiração: “Dar uma vida melhor para os meus pais, comprar uma casa pra eles.”
Time: SPFC
Ídolo: Kaká
Posição em que joga: Meia/volante
Escola: Adventista (sempre estudou), 9º ano/8ªsérie
Se não fosse jogador, seria: Engenheiro

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Stephanie Frasson - sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Stephanie Frasson - sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!