Março Lilás: Campanhas em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Movimento pela Mulher e Pedalada Mulheres em Movimento são algumas das ações

Depois do Outubro Rosa, campanha realizada no mês de outubro para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama; acontece este mês o Março Lilás. O mês escolhido para a campanha é devido à celebração ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher.

Para dar início ao Março Lilás, foi realizado o Movimento Pela Mulher (MPM) - corrida visando o empoderamento, a igualdade e a justiça para todas elas, além de incentivar a prática esportiva. O evento, apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), foi uma forma de pedir o fim da violência contra a mulher no Brasil e conscientizar a sociedade em prol da causa.

O MPM foi idealizado pelas corredoras Deborah Aquino, Maria Gabriela Prado Manssur e Paula Narvaez e aconteceu no dia 15 de março, às 7h, com concentração no Obelisco do Ibirapuera. A corrida teve um percurso de 5 e 10 km, ficando à escolha do atleta, que poderia, ainda, optar apenas pela caminhada.

Foram premiados com uma medalha de “finisher” (sem valor comercial) os cinco primeiros colocados na categoria masculina e as cinco primeiras colocadas na categoria feminina.

Pedalada Mulheres em Movimento

Outro evento que acontecerá neste mês em comemoração às mulheres, é o “Pedalada Mulheres em Movimento”, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).

O evento será um passeio ciclístico pelas ruas do centro da capital paulista e acontecerá no dia 22 de março, às 8h, com concentração no Vale do Anhangabaú. As inscrições podem ser feitas presencialmente (a SMPM está distribuindo senhas até o término das mesmas) ou online até o dia 16 deste mês.

Os objetivos do evento são incentivar a ocupação das mulheres na rua através de bicicletas e promover uma reflexão sobre a violência enfrentada por elas em espaços públicos.

Poderão participar da Pedalada atletas masculinos e femininos. Quem participar receberá um kit contendo camiseta e número de peito, que deverá ser retirado um dia antes do evento, na Galeria Prestes Maia, que fica no Vale do Anhangabaú, das 10h às 16h. O total do trajeto será de, aproximadamente, 8 km e o público estimado é de cerca de 2.000 pessoas.

Para mais informações, acesse o site: www.minhasinscricoes.com.br/pedaladamulheresemmovimento/2015.

Texto: Raphaela Dias - rdbatista@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!