Diversão com responsabilidade: Centros Esportivos adotam medidas para economizar água

Clubes incentivam o reaproveitamento e reforçam a necessidade da conscientização da população

Com o intuito principal de oferecer opções de entretenimento e esporte à população, os Centros Esportivos também se preocupam com a falta de água em São Paulo e estão mobilizados para evitar desperdícios e diminuir o consumo.

Em reunião realizada na semana passada com a presença dos coordenadores de todos os CEs, a Coordenadoria de Gestão Estratégica dos Equipamentos Esportivos (CGEE) lançou o “Banco de Ideias”, no qual cada coordenador irá compartilhar com os demais o que vem sendo feito em seu respectivo Centro Esportivo, para que todos possam encontrar a melhor alternativa dentro de sua realidade, contribuindo com a economia da água.

Além de todo o trabalho de cada clube, a conscientização dos usuários é muito importante. Para ressaltar ainda mais esse papel da população, diversos locais estão usando cartazes e banners reforçando a necessidade de evitar desperdícios. Entre as medidas adotadas, estão a redução do número de chuveiros disponíveis para banho e do tempo de uso permitido e a colocação de temporizadores nas torneiras. Todos os funcionários estão fiscalizando o uso da água nos centros esportivos.

Há ainda os CEs que conseguiram encontrar outras formas de diminuir o consumo. É o caso do Centro Esportivo Vila Manchester, na Zona Leste de São Paulo, que transformou uma de suas piscinas em um reservatório. Mantendo apenas uma aberta para uso, o clube usa a que está desativada para realizar o tratamento da água.

A água da piscina aberta é aspirada e levada à piscina fechada. Lá, ela passa por um tratamento e fica limpa antes de voltar em condições ideais para o uso. De acordo com Eduardo Uyeta, coordenador do clube, a medida implantada em setembro de 2014 não foi muito bem aceita pelos usuários no início, porém hoje é motivo de elogios.

Outro clube que adota medidas alternativas é o Centro Esportivo Ipiranga. No local, as bombas de cloro vazias, que antes não teriam utilidade, foram colocadas nas saídas das torneiras dos banheiros e dos bebedouros. Com a água que é armazenada nos “reservatórios”, é possível fazer a limpeza das dependências do CE.

Texto: Lucas Mariano- lucasmariano@prefeitura.sp.gov.br
Imagem: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!