Pedalada de Aniversário – 461 anos em duas rodas

O trajeto começou no MASP, passou pelo CE Tietê, e terminou no Vale do Anhangabaú

O dia era domingo, 25 de janeiro de 2015, aniversário de 461 anos da cidade de São Paulo. E mesmo o dia sendo assim tão especial, ele começou meio estranho. Ainda bem cedo, o Sol teimava em não dar as caras. O céu estava meio fechado, sisudo. Vai ver até ele queria tirar um dia de folga e aproveitar o feriado. Mas quando o feriado em questão é o aniversário da Terra da Garoa, não tem desculpa nem para o mau tempo! O dia ficou lindo, tornando a manhã maravilhosa para comemorar.

A ‘Pedalada de Aniversário – 461 anos’ reuniu pessoas de todos os lugares de São Paulo. Grupos de ciclistas, de amigos, famílias, e até quem foi acompanhado só de sua bicicleta estava curtindo, pois a interação era completa. Tinha gente de todas as idades; crianças, jovens, adultos e idosos. E foi representando os idosos que Dinéia Cardoso, supervisora do núcleo de lazer da SEME, deu sua palavra. “Eles se apropriaram desse evento de uma maneira muito intensa, vieram centenas de idosos. Chegaram cedo aqui, em grupos, se organizaram desde casa, vieram preparados com frutas e água, desceram no metrô Paulista, e é muito bonito ver essa mobilização.” Dinéia conta que centenas de idosos compareceram à Pedalada, e destacou a importância de um evento desse tipo para o pessoal da Melhor Idade: “A Secretaria foi muito feliz em organizar a pedalada. O pessoal aqui está com um grande sentimento de leveza e liberdade. É uma oportunidade dos idosos se reencontrarem com a cidade onde moram, passando por pontos turísticos, com as ruas fechadas e longe da violência”.

Já no fim do percurso, Paulo Lopes, comerciante de 47 anos, ficou sabendo da Pedalada na internet, onde ele faz parte de grupos de ciclistas. Paulo foi sozinho e nem estava inscrito, mas acompanhou o percurso inteiro do mesmo jeito, por um único motivo: prazer em pedalar. “Prazer. Simplesmente isso. É bom demais. Eu moro em Moema, perto do Ibirapuera, então todos os fins de semana eu pedalo.” Sobre o evento, o munícipe se mostrou satisfeito. “Bem organizado, com as ruas fechadas, não vi nenhum incidente acontecendo. Para mim foi perfeito!” Sua única reclamação foi o ritmo lento da Pedalada, pois não são todos que participaram que são acostumados a correr sempre. “Tem que acompanhar o ritmo de quem é mais lento, sempre. Mas eu dei uma adiantada no percurso, teve mais gente que fez isso. Mas de zero a dez, eu dou um nove!”.

O clima familiar também era presente no Vale do Anhangabaú, a chegada da Pedalada de Aniversário. A pedagoga Gabriela Antonangeli compareceu com seus quatro filhos e seu marido. “Meu marido descobriu a Pedalada pela mídia, e resolvemos participar. Não temos televisão em casa, e gostamos de mostrar para os nossos filhos o que é bom de verdade. O hábito de praticar esportes é muito saudável”. Seu filho Giácomo, que aprendeu a andar de bicicleta uma semana antes do evento, conta todo orgulhoso que completou metade do percurso. “O resto do caminho a gente fez de metrô! É a minha primeira pedalada, e meu irmão já está na quarta!”.

A ‘Pedalada de Aniversário’ contou com mais de 5 mil inscritos, e foi uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).

Texto: Leandro Olovics – laoalves@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Francisco Pinheiro – fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!