O antes e o depois – CE Jd. São Paulo

Após estar praticamente abandonado, CE hoje é referência de lazer

O Centro Esportivo Alfredo Inácio Trindade fica no bairro Jd. São Paulo, zona norte da cidade. O clube está perto de seu aniversário de 40 anos de fundação, e apresenta uma excelente estrutura para os munícipes. Em uma área de 58.725 metros quadrados, o centro esportivo oferece em torno de 20 modalidades diferentes e conta com: um campo de futebol, uma cancha de bocha, uma piscina recreativa (em reforma), uma piscina semiolímpica, uma pista de caminhada, duas quadras poliesportivas abertas, uma quadra de tênis, uma sala de ginástica geral, uma sala de musculação, uma sala de lutas, duas salas multiuso, e um Telecentro.

É realmente muita coisa! Só que nesse período de férias, as aulas tiveram um recesso e voltam no dia 9 de fevereiro. Mas isso não é motivo para ficar parado! O clube oferece oficinas até que as aulas voltem com tudo.

E locomoção não é desculpa para não ir até o clube, que fica a menos de cinco minutos da estação de metrô Jd. São Paulo – Ayrton Senna, da Linha 1 – Azul. Alguns moradores da região até usam o clube para cortar caminho até a estação, como nos conta o vice-diretor do CE, Alan Fernandes de Oliveira. “O clube abre às 5h30 da manhã, então o pessoal que mora aqui perto aproveita, passa aqui por dentro e já sai perto do metrô”.

Hoje em dia, as quadras do clube são de excelente qualidade, bem como seus campos, salas e piscinas. Mas há mais ou menos uns seis anos atrás, a história era bem diferente. O CE se encontrava em um estado de abandono. Logo, a população não comparecia. Uma reforma completa era necessária, e Alan destaca o papel da SEME nessa reforma: “Essa gestão nos ajudou muito aqui. O clube estava abandonado, simplesmente ninguém vinha. Hoje a história é outra, não tem um lugar do clube que não tenha gente usando. O campo de futebol é quase todo dia. De fim de semana ele lota!”. Alan também nos conta que todas as quadras, tanto a de tênis, como as duas poliesportivas também sempre tem gente usando, e que uma é aberta ao público e a outra é fechada para reserva. “Caso algum grupo de pessoas queira jogar aqui, seja família ou amigos, contata a gente, e nós reservamos a quadra para esse grupo”.

A reforma do clube o fez renascer. O que antes era vazio por não oferecer uma boa estrutura, hoje é totalmente o contrário; com capacidade para 1880 inscritos, o CE possui um total de 1673. A população comparece em peso para aproveitar todo o equipamento: um lugar agradável que proporciona lazer, prática esportiva e recreação para todas as idades. Isso reforça o sentimento de cuidado mútuo entre o clube e seus frequentadores.


Centro Esportivo Alfredo Inácio Trindade

Em abril de 2015, o CE do Jd. São Paulo irá comemorar o aniversário de 40 anos de sua fundação. E ao longo desses 40 anos, ele recebeu gente, passou por reformas, e agora recebe gente de novo. E já é um dos clubes mais populares da zona norte da cidade.

Em maio de 2007, foi primeiro centro esportivo de São Paulo a entrar no programa Clube Escola. Além disso, leva o nome de um grande personagem do Sport Club Corinthians Paulista. Alfredo Inácio Trindade foi presidente do alvinegro da capital por 14 anos. De 1944 a 1946 e de 1948 até 1959. O presidente ficou marcado na história do clube como “O presidente de todos os corinthianos”, pelo fato de que antes de todos os jogos, ele ia ao vestiário e fazia discursos inflamados destacando o caráter popular do Corinthians.

Serviço
Endereço: R. Viri, 425
Telefone: 2973-5390
Horário de funcionamento: Seg. à Sex. – 5h30 às 22h. Sábados e domingos – 5h30 às 18.

Texto: Leandro Olovics – laoalves@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Stephanie Frasson - sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!