‘Tirando Onda’ – a praia na capital

São Paulo pé na areia neste verão

Essa é uma cidade grande demais para ficar sentado no sofá. Verão é sinônimo de sol, e só fora de casa que se pode aproveitar da estação do calor. Como opção de sossego e prática esportiva surge a praia! A praia!? Sim, São Paulo terá seu quinhão de praia este ano no Centro Esportivo Tietê, onde serão montadas – sob 600 toneladas de areia - espreguiçadeiras, área infantil, quadras de futevôlei, frescobol, vôlei e beach soccer e com música no pano de fundo, reforçando o carácter de litoral e diversão. Tudo gratuito, já que se trata de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

Com fácil acesso de carro e de condução – cerca de dez minutos a pé da estação Armênia do Metrô – o Centro Esportivo Tietê, reinaugurado no segundo semestre deste ano, está se habituando aos grandes eventos, como foi o caso do show da banda Public Enemy e do Natal Iluminado. Agora seus portões se abrem na Marginal Tietê e na Avenida Santos Dumont para o ‘Tirando Onda’. Ao apagar das luzes de Natal, no dia 27 de dezembro, o programa se inicia e segue até o aniversário da cidade, 25 de janeiro.

Portanto, escuso o dia primeiro de 2015, das 10 às 19 horas, o paulistano poderá levar seus filhos ou reunir amigos para desfrutar de uma série de atividades relacionadas à praia. São elas: futebol e vôlei de areia, futevôlei, frescobol, área infantil com playground e espaço de descanso com esteiras e espreguiçadeiras.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para fazer o cadastro na tenda de credenciamento, com apresentação de documento. Desta feita, vão receber uma pulseira, para ficarem devidamente identificadas. Além disso, na Área Kids, monitores estarão sempre de olho e conduzindo as brincadeiras. São ao todo 18 pessoas por dia – entre professores, bombeiros e paramédicos - garantindo conforto na hora do lazer dos visitantes. Caberá aos monitores também ensinar um pouco das modalidades aos frequentadores, orientando o tempo de jogo – sujeito à frequência em cada atividade – e quanto às regras, incrementando aprendizado ao divertimento.

Para poder utilizar os brinquedos, raquetes, bolas, coletes, cadeiras de praia e espreguiçadeiras os usuários deverão deixar um documento original com foto na tenda de empréstimo, quando da devolução irão retirar seu documento. Vale ressaltar aos visitantes que levem garrafinha de água e protetor solar para garantir a hidratação e evitar queimaduras, ainda que o local conte também com guarda sol, vestiário, banheiros, bebedouros e ambulância disponíveis.

Ao falar da importância da ação, o organizador Flávio Jordão se posiciona como cidadão para dizer que o ‘Tirando Onda’ “é uma opção que reduz a carência da cidade de lazer e esporte ao mesmo tempo”, afinal “uma mãe pode ir tomar sol enquanto um filho brinca na areia e o outro joga uma partida de futevôlei, tudo em segurança”, destaca.

O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene acredita que o “Centro Esportivo Tietê renasceu justamente para abrigar projetos ambiciosos, com capacidade para receber muitas pessoas, como é a expectativa do ‘Tirando Onda’, no qual estamos preparados para atender mais de 500 por dia, durante quase um mês”. Foram aplicados aproximadamente R$ 461.000,00 para realizar o programa.

Texto:

Pedro Piva - pedropiva@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing.