Graduação de Kickboxing pelo Temático de Artes Marciais

Evento rolou no Centro Esportivo Butantã

Domingo, dia 21 de dezembro, aconteceu no Centro Esportivo Butantã, zona oeste de São Paulo, o exame de graduação de kickboxing pelo Temático de Artes Marciais. Paulo Zorello, presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), estava cuidando da supervisão do evento e da gradução dos alunos. “Temos por volta de 200 alunos, de 12 clubes diferentes. É uma coisa muito boa, esse tipo de esporte atrai a molecada, que tem vontade de praticar. Por isso o Temático de Artes Marciais é tão importante.” Paulo Zorello, que há 30 anos está no mundo do kickboxing, e há 15 integra a Confederação, visitou os clubes para vistoriar o excelente trabalho feito, que culminou na graduação realizada domingo.

Denise Vieira de Lima estava lá com seus dois filhos, Luíza, 13 e Felipe, 7. As crianças são do Clube Escola Tatuapé e como já haviam se graduado com a faixa amarela antes, estavam ali somente participando, mostrando suas habilidades. Ao ser perguntada o que o kickboxing mudou na vida dos filhos, ela responde feliz: “Tudo! É muita disciplina. O Felipe era agitado demais, brigava na escola, e justamente por isso colocamos ele na luta. Já a Luíza era muito retraída, então colocamos ela na luta para ver se resolvia isso também. Acabou que o mesmo esporte serviu para os dois opostos. E eles adoram praticar kickboxing, falam muito disso em casa, às vezes até fazem um ‘treino particular’! O pai faz aula com eles, isso ajudar a mantê-los unidos.

A avaliação para que o aluno receba a primeira faixa ou passe para a próxima, depende do nível em que ele está. Cada exame tem técnicas separadas, cada graduação avalia um quesito: no primeiro nível, avalia-se a capacidade do aluno de diferenciar um golpe do outro. Ao passar dos níveis, avalia-se a técnica, depois a habilidade do aluno, dando sempre mais dificuldade para os alunos mais experientes.

O Secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, nos falou sobre o Temático de Artes Marciais, os resultados de 2014, além do planejamento do programa para 2015: “Foi um ano muito bom. Encerramos 2014 com mais de 16 mil alunos ao todo, foi muita acima do esperado, superou nossas expectativas. E em 2015, queremos levar o Temático para os CEUs, aumentando o número de alunos para 30 mil até o fim do ano que vem.

Isso só mostra que em seu primeiro ano de existência, o Temático de Artes Marciais foi um sucesso, e a tendência é que o programa cresça cada vez mais.

Texto: Leandro Olovics – laoalves@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!