Famílias, corujas e esportes

Natureza em evidência e origens esportivas famosas marcam o CE Jardim Cabuçu

     Entre a rodovia Fernão Dias e às margens do rio Cabuçu encontra-se um dos 47 Centros Esportivos mantidos pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, na capital paulista. Falamos do Mini Balneário Irmãos Paolillo, ou apenas, Centro Esportivo Jardim Cabuçu.

     Com uma área de 2.200m², o clube conta com brinquedoteca, piscina e quadra poliesportiva coberta, promovendo o lazer e a prática de esportes gratuitamente. Com um público bem variado, oferece ainda aulas de futsal, taekwondo e ginástica para a terceira idade.

     Tradicional na região, o clube já foi palco de diversos eventos, como a Virada Esportiva e até mesmo apresentações de luta livre. Os frequentadores destacam o comprometimento e dedicação dos que ali trabalham, oferecendo esporte e lazer para as comunidades do entorno. Nas redes sociais, o engajamento é intenso. Das diversas fotos postadas pelos usuários do clube, uma se destaca,a de Brunno Almeida, que mostra um ilustre visitante nas dependências do centro esportivo, uma coruja. Ele revela: “Essa coruja foi encontrada próximo à piscina do clube, numa manhã durante as férias. Achamos incrível ela aparecer ali e aliás, era muito bonita, com olhos amarelos”.

 

ORIGEM DO NOME

     No ano de 1997, o então mini balneário de Jardim Aliança ganhou um nome célebre. Homenageando os seis irmãos esportistas que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento dos esportes no Brasil, exercendo grande destaque nas décadas de 1920 e 1930, o local passou a ser chamado de “Irmãos Paolillo”.

     Francisco, Antônio, Renato, Oscar, Luis e Giacomo-Jacob eram fillhos de Vicente Paolillo e Julia Bonitatibus Paolillo, nascidos na rua Rêgo de Freitas, Vila Buarque, região central da cidade de São Paulo. Além de praticar diversas modalidades, atuaram também como dirigentes de clubes e entidades.

     Apenas quatro deles se dedicaram ao basquete. Antonio chegou a ser tetracampeão paulista, mas posteriormente se dedicou ao tênis. Como dirigente, atuou como vice-presidente da Federação Paulista de Basquete e organizou o primeiro campeonato feminino da modalidade em São Paulo. Também foi árbitro e acompanhou diversas seleções em campeonatos sul-americanos. Além disso, exerceu o cargo de dirigente da Federação Paulista de Atletismo. Após seu falecimento, na década de 1950, o Clube Espéria organizou uma prova anual que levava seu nome. A competição consistia no revezamento de 100x200x400x800m rasos e era disputada pelos melhores atletas do país.

     Já Renato foi bicampeão paulista de Basquete pelo Palestra-Itália (1928-1929), em seguida, pentacampeão (1931-1935). A atleta também foi campeão brasileiro pela seleção paulista e ainda se dedicou ao hóquei sobre patins. Após deixar as práticas esportivas, atuou pela Federação Paulista de Futebol em diversas áreas, chegando até mesmo a Supervisão da Seleção. Sua aposentadoria veio em 1964, após fundar e presidir por muitos anos o Sindicato dos Empregados de Clubes, Federações e Confederações Esportivas do Estado de São Paulo, atual Sindesport.

     Considerado o melhor jogador de basquete, Oscar atuou como capitão pelo Palestra, Seleções Paulista e Brasileira. Foi um grande divulgador do esporte e consolidou o basquete no interior. Além de todos os títulos conquistados por seu irmão Renato, sagrou-se vice-campeão Sul-Americano em 1935, no Rio de Janeiro. Praticou também natação, polo aquático e saltos ornamentais pelo Clube Espéria. Ao encerrar suas atividades como jogador, não se afastou do esporte: posteriormente foi técnico de basquete em diversas equipes, além de funcionário do Palestra por mais de 50 anos, atuando na gerência do Departamento Profissional. Como administrador, participou diretamente de todos os títulos conquistados pela equipe. Foi também representante da CBD (Confederação Brasileira de Desportos, instituição brasileira responsável pela organização de todo o esporte no país, extinta em 1979), em São Paulo e nos anos 1950, junto com o irmão Renato, foi fundador e presidente do Sindesporte.

     O quarto praticante de basquete foi Giacomo, que integrou a equipe do Palestra Itália. Como tenista, defendeu o Espéria e Banespa, chegando a ser Diretor da Seleção de Tênis.

    Também tenista, Luiz foi um exímio remador e participou com sucesso de diversos torneios até a categoria de veteranos. Já Francisco, um dos pioneiros da prática do remo em São Paulo, chegou a campeão paulista e brasileiro. Posteriormente, foi diretor do Remo no Clube Espéria.

Serviço:
Mini Balneário Irmãos Paolillo (CE Jardim Cabuçu)
Rua General Jerônimo Furtado, 751 – Jaçanã, São Paulo/SP.
Fone: (11) 2241-0454
Texto: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Brunno Almeida

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing.