Vem Dançar desse mês teve o tema “Novembro Negro”

Com foco total no dia 20 de novembro, todo o baile foi feito em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Dia 19 de novembro (quarta-feira), aconteceu no Salão Social do Clube Atlético Juventus, bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, o tradicional baile temático Vem Dançar, que atinge uma média de 1500 pessoas por edição. O baile desse mês foi especial, homenageando o Dia da Consciência Negra, com o tema “Novembro Negro”.

Essa edição contou 70 ônibus e quase 3500 pessoas de 49 clubes da prefeitura. “Uma atmosfera ótima. Um momento de união, alegria, lazer e divertimento. Através do lazer, as pessoas se dirigem para as atividades físicas, saindo do sedentarismo com algo muito lúdico e que não requer tanta habilidade, apenas vontade”, destaca a supervisora do núcleo de lazer da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer da SEME, Dinéia Cardoso.

A música ficou por conta da banda Super Som S.A. que embalou ritmos originalmente negros como samba, rhythm & blues, soul, samba rock e jazz. Os participantes que foram caracterizados deram mais alegria à ocasião. E pra quem não foi à caráter não tinha tempo ruim! Havia caracterização no local, com lenços e colares.

Quem estava bastante animada com o evento era a cantora Iara Jamaica, de 73 anos de idade, moradora do bairro Vila Maria Alta. “Olha garoto, isso aqui tá gostoso demais! Já estou com os pés doendo, mas não paro de dançar por nada!

O número de mulheres nesses bailes é sempre superior ao número de homens. Portanto, foram contratados 50 dançarinos, para que ninguém ficasse sem par. Um dos dançarinos, Carlos Eduardo, 18, também falou sobre esse sentimento de união: “A animação é muito grande. Aqui, velho dança com novo, branco dança com negro, e isso é muito legal”.

O evento também homenageou figuras importantes, e entre elas estava a Dra. Maria Clementina de Souza, mineira da cidade de São Lourenço e primeira delegada negra do Estado de São Paulo, que destacou a importância do baile e da homenagem: “Me senti muito honrada em saber que todo o meu trabalho não é em vão, nos dá força para seguir no nosso caminho. Amei o baile, dancei e fiquei maravilhada. Quero inclusive dedicar meus votos de aplauso e sucesso ao Secretário Celso Jatene pela iniciativa”.

Há seis anos, Maria Clementina é Delegada Titular da 6ª Del. de Proteção ao Idoso de Santo Amaro, e conta que ficou com a alto estima elevada pelo baile ser tão diferente do que ela está acostumada a ver no seu ambiente de trabalho.

O Vem Dançar é uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).

Texto: Leandro Olovics – laoalves@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Victor Sampaio – vscalmeida@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!