Série de Perfis “In Memorian” do Bosque da Fama - Bellini

O nosso primeiro capitão campeão do Mundo é também o primeiro homenageado da série de perfis

Futebolista, símbolo, herói, capitão. O Primeiro Capitão. Esse é Hideraldo Luis Bellini. Conhecido internacionalmente pelo seu sobrenome, Bellini nasceu na cidade de Itapira, interior do estado de São Paulo, no dia 7 de junho de 1930. Bellini sofria de Mal de Alzheimer, e faleceu na cidade de São Paulo, no dia 20 de março de 2014, aos 83 anos de idade. Vítima de uma Encefalopatia Traumática Crônica, popularmente chamada de “Síndrome do pugilista”.

Bellini disputou três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira: 1958, 1962 e 1966. Atuou pelo Vasco da Gama (RJ) de 1952 a 1963, pelo São Paulo Futebol Clube de 1963 a 1968, e pelo Atlético Paranaense de 1968 a 1969, onde encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional.

Com a camisa da Seleção Canarinho, Bellini disputou 58 partidas, perdeu apenas quatro, e foi bicampeão do Mundo. Despediu-se dos gramados em uma partida do Atlético Paranaense contra o arquirrival Coritiba, o famoso clássico “Atletiba”. Esse jogo aconteceu no Estádio Joaquim Américo (atual Arena da Baixada), casa do Atlético Paranaense, em 1969. Ao fim do tempo regulamentar com o placar em 0x0, as duas equipes aplaudiram o zagueiro, que deu uma volta completa no estádio, segurando a camisa atleticana nas mãos, e chorando muito.

Foi o primeiro jogador da história do futebol mundial a levantar a taça acima da cabeça, eternizando o gesto, imitado hoje em dia em todos os tipos de competição. Hoje, qualquer título ganho, mesmo no futebol de botão, é comemorado pelo gesto inventado pelo nosso capitão.

Poucas pessoas sabem, mas o nosso primeiro capitão já foi cabeleireiro! O pai de Bellini, Sr. Ermínio, era conservador ao extremo, e não via o futebol como futuro para o filho, e sim como “uma coisa de desocupado”. Portanto, obrigou o jovem Bellini a conciliar o futebol com um “emprego de verdade”. E assim, o Capitão foi cabeleireiro no Salão Azul, espécie de point na cidade de Itapira.

Hideraldo Luis Bellini já recebeu diversas homenagens, como a “Estátua do Bellini” em frente ao Estádio do Maracanã, inaugurada em 1960. O Primeiro Capitão tem também suas pegadas marcadas na “Calçada da Fama” do Estádio da Ressacada, do Avaí (SC). A próxima homenagem à Bellini acontecerá dia 08 de dezembro de 2014 (quarta-feira), quando ele irá ganhar uma árvore no Bosque da Fama, se juntando a outros campeões mundiais de futebol, como Pepe e Coutinho.

O Bosque da Fama é uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), em parceria com o Panathon Club, cuja meta é manter viva a memória do esporte brasileiro, fomentando o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Títulos conquistados por Bellini:

Seleção Brasileira

Copa do Mundo: 1958 e 1962
Copa Roca (atual Superclássico das Américas): 1957 e 1960

Clube de Regatas Vasco da Gama

Campeonato Carioca: 1952, 1956 e 1958
Torneio Rio-São Paulo: 1958

Você pode ler os outros perfis aqui:

Oberdan Cattani e Waldir Pagan Peres


Texto: Leandro Olovics – laoalves@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Site Oficial da Confederação Brasileira de Futebol, Site Oficial do Clube Atlético Paranaense, Site Oficial do Clube de Regatas Vasco da Gama e Site Oficial do São Paulo Futebol Clube

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!