Escola de Futebol da Aclimação completa 40 anos

A 1ª Escola Municipal do Brasil e da América Latina está em festa

Uma das escolas de futebol mais tradicionais do país está completando 40 anos de existência no próximo dia 25 de outubro, a partir das 9h, com muitas atividades para comemorar a data.

A Escola Municipal da Aclimação, fundada em 1974 e administrada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação tem como objetivo principal descobrir novos talentos para a modalidade por meio da integração das crianças e jovens na sociedade, mediante a aplicação de métodos pedagógicos para ajudar na formação do cidadão de bem.

Muitos jogadores importantes no cenário nacional e internacional já passaram pela Aclimação como Gerson Caçapa (Palmeiras, Atlético Paranaense e Bari e Lecce-Itália), Leandro Amaral (Portuguesa, São Paulo e Seleção Brasileira) e Paulo Sérgio (Corinthians, Bahia, Roma-Italia e campeão mundial em 1994 nos Estados Unidos).
Atualmente a Escola de Futebol atende cerca de 500 alunos, divididos em várias faixas etárias que ainda recebem noções de higiene, palestras sobre temas como meio ambiente, racionalização da água, disciplina e outros temas relevantes ao futebol. Há também um acompanhamento escolar, sendo que, quando existem problemas com o garoto, ele é encaminhado à psicóloga, além de passeios culturais e participações em torneios e campeonatos realizados pela Secretaria Municipal de Esportes.

Reconhecida internacionalmente por ingleses, alemães, cubanos e até coreanos, que já vieram conhecer os métodos da “escolinha” como é chamada carinhosamente. Oferece a comunidade, aulas de ginástica, vôlei, tai chi chuan, kung fu e biodança, gratuitamente, sempre com a supervisão de profissionais especializados, pois o espaço fica integrado ao Parque da Aclimação com muito verde e tranquilidade.

Segundo Gilberto Pantaleo, diretor da Escola da Aclimação, mais de 40 mil alunos passaram por lá e ajudaram a expandir a importância do futebol na cidade. Gilberto se lembra de craques como Paulo Sérgio, Leandro Amaral, Caçapa que saíram da Aclimação para o mundo do futebol.

Outros jogadores menos conhecidos do público, mas que jogaram em grandes clubes deixaram suas marcas, entre eles, Serjão (Vasco e Juventus), Jefferson (Corinthians, Paulista de Jundiaí, Ituano e Coritiba), Paulinho (Portuguesa, Madureira e Standard Liege-Bélgica) e Dida que saiu da escolinha para jogar no Japão. Atualmente o filho do Paulinho que foi também aluno da Aclimação está jogando no Granada da Espanha.

Para que o sucesso da “escolinha” se torne realidade dois profissionais altamente gabaritados cuidam exclusivamente da garotada. São eles, Jacie Antonio dos Santos e Ricardo de Oliveira, mais conhecido como Ricardinho. Com mais de 30 anos de vivência como professores, ambos não trocam por nada a profissão. Jacie afirma que, “trabalhar aqui é um privilégio, sou ex-aluno e apaixonado pelo que faço”. “Aqui é a extensão da minha casa, meu sobrinho, e meu filho treinaram na Aclimação, só saio daqui quando morrer disse”, Ricardinho.

Para combinar alegria de jogar e treinamento tático, o garoto Vitor de 12 anos, morador da região e aluno assíduo da escola, disse que seu sonho é ser jogador. “Minha família apoia, não falto às aulas, gosto de treinar e um dia quero ser como o Neymar”, revelou uma das futuras promessas.

Para ficar sócio, basta comparecer na secretaria da escola com um documento de identidade, uma foto 3x4 e exame médico gratuito.

Para celebrar o aniversário, confira a programação:

09h - Recepção dos convidados, jogos entre os alunos, aulas abertas de Tai Chi Chuan, Kung Fu e Rádio Taissô;

10h - Início das homenagens com a execução do Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana, jogadores do passado, autoridades esportivas, e sorteio de brindes para os alunos;

10h30 - Confraternização e futebol entre os convidados.

Serviço:

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119 (dentro do Parque da Aclimação) – São Paulo

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Fone: 3271-0932

Responsável: João Gilberto Pantaleo

Texto: Ricardo Monzillo – rmonzillo@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!