Mais um Centro Esportivo recebe o Temático de Artes Marciais

O exame de Tai Chi Chuan e Kung Fu reuniu cerca de 700 atletas, com propósito de propagar o esporte

Na manhã do sábado (16), aconteceu no Centro Esportivo da Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, o primeiro Temático de Artes Marciais de Kung Fu e Tai Chi Chuan. Cerca de 700 atletas se reuniram para realizar o exame de graduação no esporte.

O início do evento foi marcado por uma celebração à cultura chinesa. A equipe de demonstração encantou a plateia com os passos coordenados e precisos. Houve demonstração de lutas e até um Dragão Chinês, um dos maiores símbolos dessa cultura, presenteou o público com uma bela coreografia. Além disso, o hino nacional brasileiro, cantado a capela, fez emocionar a quem estivesse ouvindo.

O Secretário de Esportes, Lazer e Recreação pronunciou algumas palavras de agradecimento e incentivo a todos. Segundo Celso Jatene: “Mais uma página importante está sendo escrita. Formar cidadãos, principalmente a nossa juventude, nas disciplinas das artes marciais é um grande orgulho.”

A prática esportiva é um dos meios em que muitas pessoas encontram possibilidades para uma nova rotina. Depois de uma vida dedicada aos familiares e à carreira, o corpo e a mente necessitam de uma nova ocupação. Foi o que aconteceu com a galera animada da terceira idade, presente em peso no evento.

Lea Campos, 81, treina três vezes por semana o Tai Chi Chuan e ainda possui disposição para outros esportes, além de tocar piano, instrumento que lecionou por toda vida. “Amo muito as artes marciais, e queria algo para melhorar minha concentração e equilíbrio,” relata. Com o apoio da família e amigos, Lea considera-se uma pessoa perseverante e é exemplo para os freqüentadores do Centro Esportivo Ipiranga.

“Momento bom para fazer tudo àquilo que não pude fazer”, assim a aposentada Leila Luches, 64, descreve a fase de sua vida, onde pode se dedicar ao esporte e realizar desafios impensáveis, como um exame de troca de faixa de uma arte marcial. A ex- secretária também treina três vezes por semana e realiza outras atividades. Medalhista da primeira Copa Brasil, realizada no mês de julho, vê no esporte uma forma de possuir uma vida mais saudável e ativa.

Os jovens e atuantes do Kung Fu criaram muita expectativa em relação ao primeiro exame de faixa de suas vidas. Alessandro Ferreira, 29; Weslley Medeiros, 18; Matheus Santos, 18; Yasmin Souza, 13, e Felipe Castognori, 16, integram a equipe de Vila Guilherme. A aproximação do esporte, por meio de curiosidade ou influência da família, cria nesta juventude um espírito de disciplina, desenvolvido fortemente nestas lutas.

O apoio dos familiares é fundamental. Claudete Santos Lopes, 52, acompanhando o filho para seu primeiro exame diz que o esporte foi uma forma de desenvolvê-lo em sociedade, tornando-o uma pessoa menos tímida e mais participativa. Isso salienta o quão importante é incentivar, cada vez mais cedo, a prática esportiva como forma de inclusão social.

Texto: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Francisco Pinheiro- fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing