Duelos de Luta Livre animam manhã de sábado

Crianças e adultos se divertiram com os “golpes de mentira” aplicados pelos lutadores

Quando alguém diz algo sobre luta, já imaginamos golpes violentos, onde o vencedor é aquele que sai totalmente intacto, ou menos machucado. Essa característica não pode ser atribuída à ABRALULI (Associação Brasileira de Luta Livre), e ao tipo de disputa realizada por eles. São anos de experiência levando ao público muita diversão por meio de um espetáculo mais teatral do que esportivo.

No último sábado (16), na Praça Parque Novo Mundo, dezenas de pessoas se reuniram em volta de um ringue improvisado para apreciar as habilidades dos integrantes da “Trupe do Trovão”. Quatro lutas , três masculinas e uma feminina, fizeram a alegria dos moradores daquela região.

Os lutadores são figuras atrativas, sempre com um personagem do “bem” e do “mau” usando trajes e acessórios que encantam o telespectador. Os atos parecem não possuir regras, seja por prender o adversário nas cordas, ou usar limão como ferramenta de defesa. O “juiz”, um dos atores do show, muitas vezes não se importa com a disputa e só se manifesta quando o vilão sai em desvantagem. Desta forma, sempre é vaiado por quem percebe as injustiças.

Os golpes utilizados são feito de forma estratégica e totalmente ensaiada, assim, ninguém sai ferido. Enquanto os “gladiadores” disputam mais uma vitória, dois narradores descrevem tudo o que está sendo feito, e interagem com a plateia.

Glaucia Santos, 38, aproximou-se do local com marido e filho após perceber a movimentação na Praça. “É a primeira vez que vejo algo do tipo, estou me divertindo muito, principalmente com a reação das pessoas”, afirmou após presenciar os comentários calorosos dos telespectadores.

Com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo o projeto vem crescendo cada vez mais. Aparecido da Hora Freita, de 51 anos, o Trovão, é um dos idealizadores dessa proposta. “Desde 1995 levamos entretenimento ao pessoal mais carente, principalmente às crianças, com o intuito de alertar que a violência não leva a nada. A luta deve ser um lazer praticado dentro dos ringues”, relata.

 

Conheça mais sobre a ABRALULI

Texto: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Francisco Pinheiro- fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing