Edi: “A Secretaria de Esportes é um caso de amor eterno”

Conheça mais uma história de dedicação contada na série “Essa é a Nossa Gente”

Edwiges Maria Troccoli Meileres, mais conhecida como Edi, é paulistana e trabalha na prefeitura desde 21 de julho de 1983. Depois de vários anos de dedicação prestados à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – SEME ela encerrou sua carreira de 31 anos de serviço prestados ao setor público no dia 27 de junho, mas com a sensação de trabalho cumprido.

Edi é formada em Magistério e Letras / Tradutores e Intérpretes, casada e tem um filho. Antes de entrar na prefeitura ela dava aulas. Começou no serviço público por incentivo de uma amiga que lhe convidou para prestar um concurso para a prefeitura.

Entrou na gestão de Mario Covas e o secretário da época era Andrade Figueira. Começou na divisão administrativa como era de costume para todos os novos agentes de gestão de políticas públicas. A maior surpresa para ela foi dividir uma sala com muitas pessoas além do desafio de usar uma máquina de escrever elétrica, que auxiliava na produção dos ofícios e memorandos, e foi nesse período que nasceu uma grande amizade com Roseli de Carvalho, Sônia Parlatore, Isabel Momesso e Leonice Cortes. Hoje elas não dividem o mesmo local de trabalho, mas a amizade permanece a mesma.

Um tempo depois foi transferida para a assessoria de gabinete e lá começou a aprender a fazer tabelas. “Mas naquela época era tudo feito na máquina de escrever, tinha que ser feita na régua da máquina, contar os espaços e virar o papel várias vezes”, conta ela. Depois do período de adaptação e com a ajuda de sua chefe, ela foi se aperfeiçoando até ficar craque.

Em 1984 entrou o Jânio Quadros e acabou com a Secretaria de Esportes, ela se tornou uma coordenadoria. E os melhores funcionários do gabinete formaram a SEMAB. Este foi o único período em que ela ficou fora. Ela trabalhou na Alameda Santos, onde era a SMA que hoje é SEMPLA e depois na Avenida Armênia. Na época exerceu as funções de secretária de assessorias, do Secretário e da Chefia de Gabinete, escrevia e revisava toda a documentação desses setores.
“Eu retornei para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa em 1993 e tive a satisfação de trabalhar com o Coronel Mauricio Cardoso”, diz ela. Trabalhou durante 12 anos no COTP e foi o período mais gratificante de sua carreira.

Durante este período trabalhou com Gilmar dos Santos Neves, considerado um dos melhores goleiros do Corinthians, Maria Paula Gonçalves da Silva, mas conhecida como Magic Paula, grande estrela do basquete e Ana Moser, outra estrela do vôlei, entre outros vários diretores e atletas. Depois desses anos ela aceitou outro desafio, trabalhar em uma creche da própria secretaria que era administrada pela Supervisão Financeira – SAF, hoje Núcleo de Orçamento e Finanças-NOF. Em 2006 a creche passou para o Tribunal de Contas e então Edi recebeu outro convite do diretor do NOF, para trabalhar como secretaria e desde então está neste departamento.

“É uma etapa que se encerra, é até uma contradição falar isso, mas passou muito depressa.”, declara ela. Edi construiu sua carreira com responsabilidade, disciplina e honestidade, nada nunca foi fácil, mas com perseverança ela encerra sua atuação no maior cargo que um funcionário pode chegar. Conta que por vários dias trabalhou muito mais de oito horas, vestiu a camisa da Secretaria de Esportes e isso a deixa muito orgulhosa e com a sensação de vitória.

“Esse local é privilegiado pela natureza, as pessoas se sentem dentro de uma fazenda, não parece que estamos dentro de uma das maiores metrópoles do mundo. A Secretaria de Esportes é um caso de amor eterno. A disposição da construção permite que os funcionários se conheçam, é como uma família”. Edi confessa que dizer adeus para a SEME é muito difícil, mas necessário.

 

Texto: Ana Paula Silva Raimundo-anaraimundo@prefeitura.sp.gov.br


Foto: Paulo Dias-psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!